Diario de Pernambuco
Busca

ATUALIZAÇÕES

Coronavírus: Acompanhe as notícias do dia em tempo real

Publicado em: 23/03/2020 07:00 | Atualizado em: 23/03/2020 19:33

 (Foto: MICHELE CATTANI / AFP)
Foto: MICHELE CATTANI / AFP
Acompanhe aqui - em tempo real - as principais notícias sobre o coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo:


19H09 - INFECTOLOGISTA DAVID UIP TESTA POSITIVO, DIZ DORIA
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou que David Uip, médico infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, está com a Covid-19. O anúncio foi feito no Twitter. Além do governador, Uip esteve recentemente com o prefeito Bruno Covas. Leia mais. 

19H04 - JUSTIÇA DE PE PROÍBE CELPE DE CORTAR ENERGIA DURANTE QUARENTENA
A decisão também obriga que se restabeleça a energia elétrica dos consumidores residenciais que tiverem sofrido corte por inadimplência. Caso a Celpe não cumpra o estabelecido, sofrerá multa diária no valor de R$ 10 mil por consumidor afetado, além da possibilidade de responsabilização criminal da empresa. Leia mais. 

18H29 - SOBE PARA 42 O NÚMERO DE CASOS EM PERNAMBUCO
Pela primeira vez, as cidades de Caruaru, no Agreste pernambucano, e Petrolina, no Sertão, aparecem no boletim de casos confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com um caso, cada.

18H06 - PAÍS TEM 34 MORTOS POR CORONAVÍRUS E 1.891 CASOS DE INFECÇÃO
 Em novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira, subiu para 34 o número de mortes em decorrência do novo coronavírus, já o número de casos confirmados chega a 1.891. Entre os mortos, 30 estão em São Paulo e 4 no Rio de Janeiro. O estado de São Paulo tem o maior número de casos de Covid-19: 745 confirmações. Leia mais

17H53 - TRF-5 BARRA TENTATIVA DA UNIÃO DE CONFISCAR VENTILADORES PULMONARES COMPRADOS PELA PCR
Na decisão proferida na noite deste domingo (22), o magistrado determinou que as empresas deverão entregar os mais de 200 ventiladores pulmonares adquiridos pela Prefeitura do Recife, para serem usados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do município, a fim de serem usados no tratamento dos pacientes em situação grave devido à contaminação pelo Novo Coronavírus. Leia mais

17H40 - SAIBA COMO MANTER A SAÚDE NO PERÍODO DE QUARENTENA
Longe das academias, com serviço de delivery liberado e uma infinidade de alimentos de preparo rápido disponíveis nas prateleiras, fica fácil descuidar do corpo nos tempos de quarentena. Atentos a isso, vários profissionais de saúde começaram a disponibilizar dicas em suas redes sociais, que vão de exercícios básicos e receitas menos calóricas a textos de apoio e solidariedade. Leia mais. 

16H51 - BOLSONARO ANUNCIA PACOTES A ESTADOS EM MEIO À CRISE
Após ser criticado por governadores por falta de coordenação na resposta à crise do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro divulgou nesta segunda-feira (23) uma série de medidas para auxiliar governos locais durante a pandemia. O pacote inclui a suspensão da dívida de estados com a União no valor de R$ 12,6 bilhões, a ampliação do programa Bolsa Família e a instalação de quatro fábricas com foco na produção de respiradores. Leia mais. 

16H12 - STF DEFERE LIMINAR PARA SUSPENSÃO DE CORTES NO BOLSA FAMÍLIA
O relator da Ação Cível Ordinária (ACO) 3359, ministro Marco Aurélio Mello, deferiu a liminar e solicitou que a União justifique a concentração de cortes de benefícios na Região Nordeste. Leia mais. 

15H20 - DEFENSORIA PÚBLICA DE PE QUER PROIBIR A CELPE DE CORTAR ENERGIA
A intenção é proibir a empresa de cortar a energia de clientes inadimplentes durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Tendo em vista que o fornecimento de energia elétrica é um serviço público, a DPPE aponta que cortá-lo, neste momento, é um ato que coloca “o lucro acima de saúde e do bem-estar de toda a sociedade”.Leia mais. 

14H41 - ITÁLIA ULTRAPASSA 6 MIL MORTES POR CORONAVÍRUS
Mesmo com a redução do número de mortes pelo segundo dia, a Itália superou a marca de 6 mil vítimas fatais pelo novo coronavírus, nesta segunda. O último balanço oficial aponta para 6.007 mortos - um aumento de 602 casos em 24 horas. O número de contágios chega a 50.418.Leia mais. 

14H18 - PETROLINA, NO SERTÃO DE PE, REGISTRA 1º CASO DE CORONAVÍRUS
Petrolina registrou seu primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. Trata-se de uma mulher com histórico de viagem para o exterior. Ela se encontra em isolamento domiciliar, em estado estável, acompanhada por uma equipe da Secretaria de Saúde do município.
13H56 - BOLSONARO REVOGA TRECHO DE MP QUE PERMITIA SUSPENSÃO DE TRABALHO
Alvo de críticas, o presidente Jair Bolsonaro anunciou, em sua conta no Twitter, que revoga o trecho da Medida Provisória nº927, de 2020, que autorizava a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses sem salário. "Determinei a revogação do art.18 da MP 927 que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até 4 meses sem salário", publicou. A decisão tinha sido anunciada na noite de ontem (22). Leia mais. 

13H - PERNAMBUCO PROÍBE REUNIÕES COM MAIS DE 10 PESSOAS
O governo de Pernambuco diminuiu ainda mais a restrição de aglomeração de pessoas. Agora, estão proibidas reuniões com mais de 10 pessoas em todo o território estadual. Até então, a restrição era de 50 em diante. A medida foi comunicada no início da tarde desta segunda-feira (23), em pronunciamento do governador Paulo Câmara à imprensa. Leia mais.

11H42 - BOLSONARO DIZ QUE MP É FORMA DE PRESERVAR EMPREGOS
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda (23) que a medida provisória editada na noite deste domingo (22) que autoriza suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses é uma "maneira de preservar empregos". Bolsonaro afirmou que "ninguém está demitindo ninguém" com a medida. A declaração foi dada em entrevista na porta do Palácio da Alvorada. Leia mais.

11H25 - CARUARU INSTALA BARREIRAS SANITÁRIAS EDUCATIVAS
A Prefeitura de Caruaru implantou, nesta segunda-feira (23), barreiras sanitárias educativas. Elas são itinerantes e ficam instaladas em pontos estratégicos da cidade, localizada no Agreste de Pernambuco. Leia mais.

11H22 - VIAGENS INTERMUNICIPAIS SÃO SUSPENSAS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA
O Governo de Pernambuco decretou a paralisação de viagens intermunicipais por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (23). De acordo com a Empresa Municipal de Transporte Intermunicipal (EPTI), a medida atinge viagens com saídas da Região Metropolitana do Recife (RMR) e destino final interior e municípios do estado. Leia mais.

11H07 - CAIXA FECHA SUAS PORTAS PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO
A Caixa Econômica Federal anunciou, no último domingo (22) que, a partir desta segunda (23) em decorrência da escalada da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no país, fechará suas portas para o atendimento ao público geral e vai focar sua atuação no pleno funcionamento da sala de autoatendimento, com abastecimento de numerário e processamento de depósitos. Leia mais.

10H50 - ALEMANHA ADOTA GIGANTESCO PLANO DE RESGATE ECONÔMICO
O governo da Alemanha aprovou nesta segunda-feira um conjunto de medidas de bilhões de euros, inédito desde a Segunda Guerra Mundial, para atenuar os efeitos da pandemia do novo coronavírus em sua economia. Leia mais.

10H39 - ITÁLIA ESPERA DESACELERAÇÃO DA PANDEMIA ESTA SEMANA
A Itália, atingida duramente pelo coronavírus, agarrava-se nesta segunda-feira (23) à pequena esperança de que a queda no número de mortes registrada no dia anterior seja o prenúncio de uma desaceleração da pandemia. A Itália registrou no domingo 651 novas mortes ligadas ao coronavírus, 142 a menos que no sábado (793), e 3.957 casos adicionais, número que caiu novamente em mais de 800 em 24 horas. Leia mais.

10H38 - CORONAVÍRUS VOLTA A AFUNDAR AS BOLSAS DE VALORES DE TODO O MUNDO
Os mercados financeiros da Europa e da Ásia voltaram a cair nesta segunda-feira (23) devido à incerteza sobre o plano econômico dos Estados Unidos para lidar com o coronavírus e alertas de resultados negativos de grandes empresas. Leia mais.

10H14 - PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO FECHA O COMÉRCIO A PARTIR DE AMANHÃ
A prefeitura do Rio de Janeiro determinou o fechamento obrigatório do comércio da cidade a partir de amanhã (24), terça-feira. A medida foi divulgada à imprensa na noite de domingo (22) e vale a partir da 00h01. O objetivo da restrição é conter a propagação do novo coronavírus. Leia mais.

10H06 - BC ANUNCIA REDUÇÃO DE COMPULSÓRIO E EMPRÉSTIMO A INSTITUIÇÕES
O Banco Central (BC) reduziu depósitos compulsórios e anunciou linha de empréstimos a instituições financeiras nesta manhã (23). A decisão faz parte do conjunto de ações adotadas pelo BC para minimizar os efeitos do coronavírus (Covid-19) sobre a economia brasileira. Leia mais.

10H04 - CAMPANHA ARRECADA PRODUTOS DE HIGIENE PARA A COMUNIDADE DO BODE, NO PINA
Surge a primeira ação solidária com o objetivo de ajudar as comunidades mais vulneráveis ao coronavírus, segundo especialistas - estas, que vivem em condição de maior pobreza, saneamento básico precário, falta de emprego e recursos para seguir as orientações básicas dadas pelas autoridades. Voluntários mobilizados pela Livroteca Brincantes do Pina, da comunidade do Bode, bairro no Pina, acabam de lançar uma campanha em que pedem doações de material de limpeza e alimentos para quem mais precisa e não tem como se precaver e se abastecer para enfrentar o isolamento social. Leia mais.

09H57 - GOVERNO PUBLICA MP QUE FLEXIBILIZA LEIS TRABALHISTAS
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou na noite deste domingo (22) no Diário Oficial uma MP (medida provisória) que autoriza suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses. No período, o empregado deixa de trabalhar, assim como o empregador não pagará salário. A empresa é obrigada a oferecer curso de qualificação online ao trabalhador e a manter benefícios, como plano de saúde. Leia mais.

09H35 - VIAGENS DE TRENS SERÃO GRATUITAS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA FRANÇA
A empresa ferroviária francesa SNCF anunciou nesta segunda-feira que as viagens de trens serão gratuitas em todo o país para os funcionários da área da saúde que se deslocam para reforçar os hospitais. Leia mais.

09H06 - NÚMERO DE MORTES DA PANDEMIA SUPERA 15 MIL NO MUNDO
A pandemia do novo coronavírus matou mais de 15 mil pessoas no mundo, de acordo com um balanço da AFP a partir de dados oficiais nesta segunda-feira às 11h00 GMT (8h00 de Brasília). No total foram registradas 15.189 mortes, a maioria na Europa (9.197). Com 5.476 vítimas fatais, a Itália é o país mais afetado, à frente da China (3.270), foco inicial de contágio, e Espanha (2.182). Leia mais.

08H45 - CANADÁ CANCELA PARTICIPAÇÃO NAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO
Em nota divulgada no último domingo, o Comitê Olímpico do Canadá (COC) anunciou que não enviará atletas para competir nas Olimpíadas de Tóquio 2020, marcadas para iniciar no dia 24 de julho. A decisão foi tomada em comum acordo com o Comitê Paralímpico do país, que também adere ao movimento de resguardar os atletas, em meio à pandemia de Covid-19 que afetou todos os espertes ao redor do planeta. Leia mais.

08H36 - STF MANDA TRANSFERIR R$ 1,6 BI RECUPERADOS PELA LAVA-JATO PARA COMBATER CORONAVÍRUS
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou neste domingo (22) a transferência de R$ 1,6 bilhão recuperados pela Lava Jato para a saúde. Os recursos serão usados no combate ao novo coronavírus. O dinheiro é resultado de multas em razão de casos de corrupção descobertos na Petrobras. Leia mais.

07H51 - MAIS DE UM BILHÃO DE PESSOAS EM CONFINAMENTO NO MUNDO
Mais de um bilhão de pessoas já se confinaram no mundo devido à pandemia do coronavírus. De acordo com base de dados da AFP, 50 países (ou territórios) receberam recomendações de recolhimento. Ao menos 34 países e territórios adotaram medidas de confinamento obrigatório para sua população, o que inclui mais de 659 milhões de pessoas. Leia mais.

07H45 - RJ INVESTIGA MORTE DE JOVEM SINTOMÁTICO DE 27 ANOS
A Secretaria do Estado do Rio de Saúde do Rio investiga a morte de um jovem de 27 anos com sintomas do coronavírus. Ele veio a óbito na madrugada do domingo (22), no Hospital Badim, na Tijuca, zona norte do Rio. Leia mais.

07H25 - SENADOR NELSINHO TRAD TEM ALTA DEPOIS DE SER INTERNADO COM COVID-19
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) recebeu alta do hospital neste domingo (22). Trad foi o primeiro integrante do Congresso Nacional a testar positivo para o novo coronavírus. O parlamentar estava internado em Brasília. Leia mais.

07H13 - BRASIL FECHA FRONTEIRA COM O URUGUAI POR 30 DIAS
Com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus, o governo brasileiro fechou a fronteira com o Uruguai, por 30 dias, para estrangeiros vindos do país vizinho. Era o último limite territorial que permanecia aberto, após restrições impostas pelo Brasil na semana passada a moradores de nove países. Leia mais.

07H08 - EUROPA COMEÇA A TESTAR QUATRO TRATAMENTOS CONTRA A COVID-19
Testes clínicos foram iniciados neste domingo em pelo menos sete países europeus para quatro tratamentos experimentais contra o novo coronavírus, que incluirão um total de 3.200 pacientes, anunciou o Ministério da Saúde francês. Leia mais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL