Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Caruaru instala barreiras sanitárias educativas contra coronavírus

Publicado em: 23/03/2020 11:25

Barreiras educativas estarão em pontos estratégicos de Caruaru. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Caruaru.)
Barreiras educativas estarão em pontos estratégicos de Caruaru. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Caruaru.)
A Prefeitura de Caruaru implantou, nesta segunda-feira (23), barreiras sanitárias educativas. Elas são itinerantes e ficam instaladas em pontos estratégicos da cidade, localizada no Agreste de Pernambuco. Elas funcionam da seguinte forma: veículos, especialmente de outras localidades, são parados pela equipe da prefeitura nessas barreiras e recebem orientações sobre higiene e cuidados pessoais. Ainda, o condutor é questionado sobre onde está indo. Caso esteja se dirigindo a algo que está com atividade suspensa, como faculdade ou comércio do centro, é orientado a retornar.

A população de risco, como idosos, grávidas e crianças, serão orientadas a retornar para as suas casas. Para o caso de identificação de pessoas com sintomas de coronavírus, caberá encaminhamento para unidade básica de saúde mais próxima. As diretrizes foram estabelecidas nesse domingo (22), após reunião do Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos de Caruaru com a prefeitra do município, Raquel Lyra (PSDB).

“Tínhamos o objetivo de colocar em prática as barreiras sanitárias nos acessos ao município a partir desta segunda-feira, mas no último sábado (21), tanto o governo federal quanto o Ministério Público Estadual expediram recomendações no sentido de que fosse revogado qualquer ato administrativo tendente a restringir o acesso de pessoas e bens no município. Dessa forma, tivemos que repensar nossa estratégia”, explicou a prefeita.

As barreiras sanitárias educativas começam a funcionar à 0h da segunda-feira (23) até quando forem necessárias. Elas serão itinerantes, em locais estratégicos da cidade, e formadas por guarda municipal, agentes de trânsito, agentes de saúde, fiscais das secretarias de Ordem Pública e de Serviços Públicos, além de bombeiros civis voluntários, todos devidamente fardados e identificados.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL