Clouds27° / 28° C

SAÚDE

O que é maré vermelha? Entenda fenômeno que causa intoxicação em banhistas

Os principais sintomas da intoxicação são diarreia, enjoo, vômito, dores de estômago, tremores, irritação na pele, dificuldades respiratórias, ardor e secura nos olhos

Publicado em: 02/02/2024 12:34 | Atualizado em: 02/02/2024 12:41

Banhistas das praias de Tamandaré e Maracaípe, no Litoral Sul de Pernambuco, relataram dores de cabeça e de garganta, febre e enjoos (Foto: Rogério Monteiro/Setur-PE)
Banhistas das praias de Tamandaré e Maracaípe, no Litoral Sul de Pernambuco, relataram dores de cabeça e de garganta, febre e enjoos (Foto: Rogério Monteiro/Setur-PE)
Nos últimos dias, banhistas das praias de Tamandaré e Maracaípe, no Litoral Sul de Pernambuco, relataram dores de cabeça e de garganta, febre e enjoos. Os sintomas podem estar relacionados a um fenômeno conhecido como “maré vermelha”. 

A "maré vermelha", segundo o Ibama, é causada pelo crescimento excessivo de microalgas que liberam toxinas, especialmente com o aumento da temperatura da água nesta época do ano. 

As pessoas que tiverem contato com as algas ficam expostas às toxinas, que também podem ser levadas pelo ar, pelos respingos das ondas e do vento.

Os principais sintomas da intoxicação são diarreia, enjoo, vômito, dores de estômago, tremores, irritação na pele, dificuldades respiratórias, ardor e secura nos olhos, e seu tratamento envolve hidratação oral, venosa ou medicamentos para aliviar os sintomas.

Após as reclamações dos banhistas das praias pernambucanas, amostras de água foram coletadas por uma equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente para análise. 

Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado acionou mais quatro municípios para buscar informações de alteração nos atendimentos das redes de saúde nesta quinta-feira (1º).

Por enquanto, a recomendação é que os banhistas evitem ir à praia.
 
* Com informações da Agência Brasil  

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua