Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Cabo de Santo Agostinho inclui o ensino de Educação Emocional e Social na grade curricular

O conteúdo abordado desenvolve questões humanas, a empatia e o relacionamento com o outro

Publicado em: 29/01/2018 13:50


A rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho incluiu o ensino da disciplina Educação Emocional e Social na grade curricular da rede pública a partir deste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, serão beneficiados 29.714 alunos e cerca de 3 mil educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) e toda a comunidade escolar do município.

Profissionais vão levar para os alunos a metodologia desenvolvida pela Inteligência Relacional, batizada Liga Pela Paz. Segundo a secretaria, o conteúdo abordado desenvolve questões humanas, a empatia, o relacionamento com o outro e conceitos que visam à qualidade de vida. O objetivo é propagar a Cultura de Paz e ajudar nos relacionamentos entre os profissionais da educação e os alunos, e na convivência em sala de aula, tanto que o tema escolhido para o ano letivo é "Do conhecimento que liberta ao amor que educa". 

"Trabalhar a partir de uma cultura de paz é trabalhar o fortalecimento da autoestima, estimulando as potencialidades e se fortalecendo diante dos desafios, possibilitando ferramentas estruturantes no contexto emocional, social e científico pedagógico a partir da própria autonomia. Temos a plena certeza que o ganho individual será também um ganho coletivo, na ressignificação de uma proposta humanizadora na prática educacional da cidade", explica a secretária municipal de Educação do Cabo, Sueli Nunes. A empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz e produtos da Educação Emocional e Social, aparecem como essenciais entre as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Nesta quinta-feira (1º de fevereiro), na abertura do ano letivo da rede municipal, o fundador e orientador de conteúdo da Inteligência Relacional, João Roberto de Araújo, vai ministrar palestra sobre o tema "O ambiente afetivo e social da escola e o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O evento ocorre na Escola Municipal Professor Manoel Davi, em Ponte dos Carvalhos, a partir das 8h30, para certa de mil professores, colaboradores e vereadores do município. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL