Diario nos Bairros

Parceria com Shopping Recife beneficia comunidade Entra Apulso

Inclusão de moradores no complexo de lojas é uma diretriz social do Shopping Recife definida em 2007 a partir de estudo sobre a comunidade vizinha

Publicado em: 11/05/2018 07:00 | Atualizado em: 11/05/2018 08:22

Projeto Jovem Aprendiz é uma das iniciativas desenvolvidas. Foto: Shopping Recife/Divulgação

Vizinha do Shopping Center Recife, Entra Apulso enfrenta os mesmos problemas de saneamento e planejamento urbano que a maioria das comunidades com concentração de pobreza. A diferença é o incentivo que os moradores recebem há quase 11 anos para que as famílias tenham uma melhor perspectiva de futuro.

Em 2007, empreendedores do complexo comercial se incomodavam com a pequena participação da comunidade na dinâmica do shopping. A partir de uma análise mais aprofundada, empresa e investidores notaram o potencial dos habitantes e, junto com o Sebrae, passaram a fornecer cursos de formação empreendedora para quem já estava na área ou desejasse começar. Uma das primeiras atividades foi a de formação qualificada de jovens, para aumentar suas chances no mercado de trabalho. Em 2009 foi inaugurada a sede do Instituto dentro da comunidade, dando espaço para o programa Jovem Aprendiz, que permanece até hoje com quatro turmas de aprendizado com vivências práticas e teóricas.

A sede de mil metros quadrados auxilia crianças, jovens e adultos de Entra Apulso. Além das salas de aula, conta com biblioteca, laboratório de informática e espaço cultural. O Instituto atua em quatro eixos de apoio: Educação, Profissionalização, Cultura, esporte e lazer e Convivência comunitária. Este último trabalha com os moradores o espaço urbano da comunidade para que haja o reconhecimento da coletividade e cresça o sentimento de pertencer ao local. Há nove anos são promovidos eventos abertos ao público para que os habitantes conheçam os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos seus vizinhos.

“Em todo corredor que você anda, encontra um morador de Entra Apulso”, conta Ione Costa, presidente do Instituto. Hoje, 130 jovens estão atuando como aprendizes dentro do shopping, tanto em lojas quanto na parte administrativa. “Quando uma loja precisa preencher uma vaga, entra em contato conosco, pois sabe que além do investimento, existe um acompanhamento daquela pessoa”, explica.O shopping também impulsionou a atividade empreendedora dentro da comunidade. O último levantamento do Sebrae (2010) apontou 323 estabelecimentos comerciais na Entra Apulso, que têm como principais clientes os trabalhadores do Shopping.

Cristiane Gomes, 46 anos, trabalhava em uma barraca de lanches no centro do Recife até fazer o curso de Empreendedorismo e começar a entregar encomendas de bolos doces, e salgados de casa. A confeiteira aprendeu parte das receitas que prepara em oficinas oferecidas pelo programa Entre Delícias, que recebe profissionais de diversas áreas da gastronomia. “Eu estou sempre lá, nunca perco as oficinas de cozinha porque sempre me ajuda. Além do curso de empreendedorismo, também fiz alguns de computação e também passei a usar o sistema de nota fiscal eletrônica, incentivada pela equipe do Instituto”, conta Cristiane, moradora da comunidade há oito anos com o marido e a filha, que participa do projeto Dança Pulsante.

João Carlos, 19 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e entrou no programa Jovem Aprendiz em fevereiro deste ano. “Com esta experiência eu tenho aprendido que todos sempre serão aprendizes, sempre vai ter uma coisa nova que não se sabe. O Instituto abre portas e ensina a desenvolver os nossos talentos”, reflete. Com as aulas diárias, João perdeu a vergonha de apresentar trabalhos para todos, se sente mais ativo e tem se interessado pela área de administração.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL