Semana da Água

Pernambuco terá Política de Educação Ambiental

Documento foi discutido durante seminário. Estão previstos 12 encontros até a redação final do documento, que será apresentado em formato de projeto de lei na Assembleia Legislativa

Publicado em: 19/03/2018 23:56

Seminário discutiu formas de proteger o meio ambiente e a água. Foto: Júlio Jacobina/DP
Pernambuco terá uma proposta de Política de Educação Ambiental até o fim de maio. Em seminário realizado nesta segunda-feira na Fundação Joaquim Nabuco, foram discutidos pela quinta vez os termos que integrarão a primeira versão da política. Estão previstos mais 12 encontros até a redação final do documento, que será apresentado em formato de projeto de lei na Assembleia Legislativa em junho. O evento integrou a programação da Semana da Água, que debate o manejo dos recursos hídricos com lançamento de livros, palestras e oficinas até o próximo sábado.

Desde outubro do ano passado, estão sendo realizados seminários e oficinas no interior, Região Metropolitana e também em Fernando de Noronha para discutir localmente como será a política ambiental. “Todas as regiões de desenvolvimento estão sendo mobilizadas, consultadas, para que se resulte em uma proposta contextualizada e descentralizada. A política leva para as regiões a possibilidade de construir novos conceitos, atitudes e comportamentos”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), Carlos André Cavalcanti.

Para ele, a criação da política é um gargalo que o estado tem hoje no desenvolvimento de programas e ações efetivas de educação ambiental, sobretudo diante de desafios como as mudanças climáticas. “As vulnerabilidades ambientais têm que fazer parte da agenda da sociedade. Temos fenômenos severos acontecendo, como a desertificação do semiárido, a escassez hídrica. Em algumas regiões, a temperatura aumentará em cinco graus. É importante enxergar o cenário não só com medo, mas como oportunidade”, detalhou Cavalcanti.

Dentre essas oportunidades, estariam a revisão da forma como lidamos com os rios, o investimento em energias renováveis, principalmente solar, e a criação de planos de adaptação. Depois de pronta, a política deve ser internalizada em escolas públicas e privadas, associações de moradores, entidades de apoio e associações de agricultores. “Com uma política institucionalizada, conseguiremos horizontalizar as informações, alinhar os pensamentos e atividades que já são feitas por educadores e a sociedade civil. Às vezes, essas ações são pontuais e fragmentadas”, opinou a gestora de educação ambiental da Semas, Genilse Gonçalves. O último encontro antes da redação final do documento será no dia 28 de maio.

Semana da Água
Além do seminário, a semana da água segue até o próximo sábado com encenações teatrais, contação de histórias, soltura de animais silvestres, oficinas e aulas práticas no Recife, outros quatro municípios da RMR e em Barreiros, na Mata Sul. Uma das ações será o lançamento do livro Quem vai salvar o rio?, da CPRH, hoje às 14h30, no auditório da Escola Estadual Dom Jaime, em Moreno. Haverá ainda o lançamento dos projetos Chuá (educação ambiental) e O sertão via virar mar (audiovisual de resgate das tradições culturais e folclóricas de regiões por onde passa o Rio São Francisco).

SEMANA DA ÁGUA – PROGRAMAÇÃO

 SEGUNDA (19/03)

 8h30 – Seminário para construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE)
Local – Fundação Joaquim Nabuco – Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife

14h30 – Lançamento do Projeto Chuá, com lançamento do livro “Água! E eu com isso?”; narração da história “Quem vai salvar o rio?” e a atividade Pescaria Pesque e Pense (jogo de Educação Ambiental)       
Local – Auditório da Escola Estadual Dom Jaime - Moreno

TERÇA (20/03)

9h30 – Projeto Chuá - “Quem vai salvar o rio?” e Pescaria Pesque e Pense
Local – Escola Municipal Jornalista Édson Régis – Moreno

14h30 – Projeto Chuá - “Quem vai salvar o rio?” e Pescaria Pesque e Pense
Local – Escola Estadual  Sofrônio Portela – Moreno

 QUARTA (21/03)

9h – Reunião do  Conselho Gestor da Esec Caetés e plantio de mudas da Mata Atlântica
Local – Fábrica Frisabor – Av. Doutor Rinaldo de Pinho Alves, 60 – Paratibe - Paulista

9h30 – Projeto Chuá - “Quem vai salvar o rio?” e Pescaria Pesque e Pense
Local – Colégio Municipal Baltazar Moreno – Moreno

 10h30 e 16h30 – Preservar para não ficar só na memória: jogo com temática sobre água (atividade com alunos)
Local – Colégio Estadual Dom Bosco – Casa Amarela - Recife

13h – V Conferência Infantojuvenil de Meio Ambiente, da  EREM Professor Arnaldo Carneiro Leão – Palestrantes: Andreza Félix (CPRH), Francisco Machado, Amélia Tavares, Mozart Machado, Roberto Cavalcanti (EREM) e Severino Ramos (líder comunitário).
Local – Faculdade Joaquim Nabuco (Bloco B) – Paulista                                               

14h - Projeto Chuá - “Quem vai salvar o rio?” e soltura de animais silvestres
Local – Escola Municipal Engenho Jardim – Moreno

 QUINTA (22/03)

9h30 – Projeto Chuá  - “Água! E eu com isso?”
Local – Escola Estadual Artur Mendonça - Moreno

 10h – Projeto Chuá – “Quem vai salvar o rio?” - Água e pontes do rio Capibaribe – aula-passeio no Catamarã, com adolescentes atendidos pela Organização do Auxílio Fraterno (OAF) – Recife

 10h – Lançamentos da mostra Água no Meu Caminho e do projeto O Sertão Vai Virar Mar – exposição fotográfica e mostra cultural
Local – Espaço Cultural SinsPire – Rua da Guia, nº 234 – Praça do Arsenal – Recife

 10h – Aula-prática – Aprendendo sobre Recursos Hídricos em uma Unidade de Conservação – com alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Augusta Dutra, de       Jaboatão dos Guararapes.
Local: Sede do  Refúgio de Vida Silvestre Matas do Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho

15h – Oficina de mudas
Local - Espaço Cultural SinsPire – Rua da Guia, nº 234 – Praça do Arsenal – Recife

16h  - Exibição do Curta O Sertão Vai Virar Mar *
Local - Espaço Cultural SinsPire – Rua da Guia, nº 234 – Praça do Arsenal – Recife
(* de 22 a 31 de março)

SEXTA (23/03)
9h às 12h – Preservar para não ficar só na memória: jogo com temática sobre água
Local: Espaço Ciência – Olinda

10h – Projeto Chuá – Palestra sobre rios de Pernambuco – monitoramento, fiscalização e licenciamento – Palestrantes: Sonali Pereira, Graça Cruz, Rodrigo Martins – Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras/CPRH
Local – Moreno

 SÁBADO (24/03)

 14h – Preservar para não ficar só na memória: jogo com temática sobre água e trilha nas margens do Rio Una, nas imediações da Reserva Eduardo Campos, em Barreiros
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL