Alagamentos Maré alta de dois metros é prevista para às 10h45 no Recife Combinação com chuvas fortes deixa rastro de transtornos, riscos e alagamentos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/05/2016 09:02 Atualizado em: 30/05/2016 09:40

Na foto, a rua Benfica, na Madalena, uma das inúmeras vias alagadas no Grande Recife nesta manhã. Foto: WhatsApp/Reprodução (Na foto, a rua Benfica, na Madalena, uma das inúmeras vias alagadas no Grande Recife nesta manhã. Foto: WhatsApp/Reprodução)
Na foto, a rua Benfica, na Madalena, uma das inúmeras vias alagadas no Grande Recife nesta manhã. Foto: WhatsApp/Reprodução

Os alagamentos do Grande Recife ainda podem piorar. Isso porque está previsto para às 10h45 desta segunda-feira um pico da maré de dois metros de altura no Recife. De acordo com a Tábua de Marés divulgado pela Marinha do Brasil, às 23h24 a maré deverá atingir outra máxima, desta vez de 1,9 m.

De acordo com o meteorologista Roberto Pereira, a previsão da Apac é que as chuvas, de moderadas a fortes, prossigam até o final da manhã e início da tarde de hoje, devendo diminuir de intensidade a partir do final da tarde.  Só à tarde a agência irá divulgar se vai ou não prorrogar o alerta meteorológico divulgado na madrugada de hoje.

Menina de quatro anos morre em deslizamento de terra

Alagamentos em inúmeros pontos da RMR
A combinação da falta de drenagem efetiva nas cidades do Grande Recife e as chuvas fortes causam um rastro de transtornos, riscos e alagamentos. Situação ainda mais grave é a de comunidades ribeirinhas, que têm suas casas invadidas pelas águas dos rios.

Os canais que cortam as cidades, quase todos eles cheios de lixo e acúmulo de lama, como os da Avenida Agamenon Magalhães e do bairro do Arruda, no Recife, também estão em situação crítica.

Na PE-15, em Ouro Preto, Olinda, a água das chuvas entrou nas residências e chegou a uma altura de um metro. Alguns moradores deixaram suas casas com água na altura do pescoço.

Recorde de chuva no Recife
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) o Recife registrou o maior acumulado de chuva nas útimas 24 horas. Essa é a primeira vez no ano que Recife tem o maior acumulado de chuvas, superando os demais municípios da RMR. No posto de monitoramento do Porto do Recife, foi a maior chuva do mês. Das 8h40 de domingo às 8h40 de hoje foram 216 mm,  equivalente a 65% dos 329 mm previstos para todo o mês de maio.

Em segundo lugar ficou Olinda, com 209 mm, 64% do esperado para o mês, de 326 mm. Em terceiro ficou Paulista, com 203 mm, 65% do esperado para maio, que é de 310 mm.  Em Igarassu chouveu 155 mm, 55% dos 281 mm previstos para o mês e em Jaboatão dos Guararapes, 148 mm, 46% do esperado.

 

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL