Diario de Pernambuco
Busca
Dia da Imigração Chinesa sublima a amizade dos dois povos

Yan Yuqing
Cônsul-Geral da China no Recife

Publicado em: 15/08/2022 03:00 Atualizado em: 13/08/2022 04:50

O dia 15 de agosto deste ano marca o 48º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, bem como o 4º aniversário do Dia da Imigração Chinesa no Brasil e o 3º no Recife.

Em 2019, o Recife se tornou a primeira cidade do nordeste do Brasil a estabelecer o Dia da Imigração Chinesa por decreto. Eduardo Marques, autor da iniciativa e ex-presidente da Câmara Municipal do Recife, apontou que “Para nós, mais que um povo amigo e sempre solidário, os chineses também representam um importante laço econômico.” Em março deste ano, a Câmara concedeu o título de Cidadão do Recife a um imigrante chinês que fez contribuições notáveis à sociedade, ato do qual afirma plenamente o reconhecimento recifense em relação aos esforços desempenhados pelos imigrantes chineses no desenvolvimento econômico e social da cidade.

Sendo os primeiros plantadores de chá no Brasil, os imigrantes chineses, por mais de 200 anos, viajaram por todo o país, onde os seus descendentes trabalhavam pelo comércio, medicina, turismo e educação. Mais de 8.000 chineses moram no nordeste do país, e metade deles vivem em Pernambuco e principalmente no Recife. Eles levam adiante as virtudes de diligência e sabedoria, dedicam-se no comércio de mercadorias, restaurantes, medicina tradicional chinesa e outros setores, contribuindo para sua “segunda terra natal”. De acordo com os cadastros, apenas no centro do Recife, existem cerca de 500 lojas chinesas, que geram cerca de 6.000 empregos locais. O conhecido “Fabricado na China” traz roupas e utensílios econômicos e de alta qualidade para o povo brasileiro que também desfruta da nova manufatura chinesa através da fabricação inteligente dos produtos tecnológicos de ponta e da moda. Ao mesmo tempo que os produtos enriquecem a vida da população local, eles também promovem a cooperação comercial entre a China e o Brasil.

Ao longo dos anos, os chineses no Recife realizam doações de caridade através do movimento chamado “Coração da China” no Dia das Crianças, Natal, Ano Novo e outras datas comemorativas, distribuindo materiais para as famílias carentes, crianças doentes e policiais militares da linha de frente. Os pacotes de presente cheios de votos de estima e consideração do povo chinês fazem com que os dois povos se sintam cada vez mais próximos. Desde o surto da pandemia, os chineses doaram materiais antipandêmicos à população recifense à fim de superarem as dificuldades de mãos dadas. Este ano, o nordeste do Brasil, especialmente o Recife e Pernambuco, sofreram fortes enchentes, que causaram grandes perdas de vida e patrimônio. Os chineses no Recife convocaram de imediato uma operação de caridade. Em apenas 48 horas, foram disponibilizados dois caminhões com produtos de necessidades diárias urgentes, inclusive alimentos e produtos de limpeza, que foram distribuídos através do governo municipal para os cidadãos afetados pelas enchentes. As palavras de encorajamento adquiriram força de um grito de guerra, acalmando e dando esperanças para quem mais precisava naquele momento: Força Recife! Força Brasil! Viva a Amizade China-Brasil!

No início deste ano, o Consulado da China e a Prefeitura do Recife apresentaram um show de luzes no Marco Zero. O clima festivo do Ano Novo Chinês do Tigre foi incendiado na cidade por meio de luzes deslumbrantes e tambores alegres, compartilhando a alegria do festival chinês com os recifenses. Os compatriotas chineses encenaram um maravilhoso espetáculo de dança do leão, que ganhou aplausos do público, através dos quais, ouvimos não apenas a apreciação da cultura tradicional chinesa, mas também o elogio da amizade sincera entre os dois povos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL