Diario de Pernambuco
Busca
Personalidades mundiais que visitaram Pernambuco

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 19/03/2021 03:00 Atualizado em: 18/03/2021 21:26

Antoine de Saint-Exupéry: O famoso escritor, ilustrador e piloto francês se chamava Antoine Jean-Baptiste Marie Foscolombe, era Conde de Saint-Exupéry, daí o nome que adotou como escritor. Ele esteve várias vezes no Recife, no final dos anos 20 como piloto do Aèropostale, cumprindo a rota dos correios aéreos do Atlântico Sul. Ficava hospedado no Grande Hotel e costumava passear pelo Centro da cidade. Ele teria ficado encantado com o baobá na Praça da República, que acabou aparecendo no seu clássico O Pequeno Príncipe.

Jules Rimet: Presidente da Fifa por muitos anos e que deu nome à taça, conquistada de forma definitiva pelo Brasil e que foi roubada e derretida no Rio, veio assistir ao jogo Chile e Estados Unidos no dia 2 de julho de 1950, pela Copa do Mundo. Inicialmente, a ideia era construir um estádio que seria do Náutico. Como não se concretizou, finalmente a partida foi realizada na Ilha do Retiro. Teve ingressos com preços acessíveis atraindo 8.501 torcedores. Os Estados Unidos tinham uma equipe amadora, tendo como destaque o centroavante Joe Gaertjens, que era um lavador de pratos no seu país, que tinha vencido a Inglaterra por 1x0. Jules Rimet veio com a filha, ficou hospedado no Hotel Boa Viagem, tomou água de coco na praia e seguiu para o Rio, logo depois da partida. Já era idoso, tanto que faleceu seis anos depois.

Mário Amestoy: O uruguaio era o presidente da Cotal - a poderosa Confederação das Organizações Turísticas da América Latina e veio participar do congresso da entidade em 1986. Graças a um trabalho fantástico de Severiano Aguiar, presidente da Abav de Pernambuco, o evento aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco. Além das palestras e encontros, teve uma feira, com stands de empresas e órgãos de turismo, nacionais e estrangeiros. Tivemos uma intensa programação de eventos, coordenada por Izaias Rosemblat, que foi o coordenador-geral do congresso. Abertura foi feita pelo governador Gustavo Krause, com a presença de Jarbas Vasconcelos, prefeito do Recife; de João Dória, que era o presidente da Embratur (principal dirigente nacional do setor, na época não havia Ministério do Turismo); de Modesto Mastrorosa, presidente nacional da Abav; de Ingrid Luck, presidente da Empetur. Um dos destaques foi a eleição da Miss Cotal, promovido pelo Diner’s com 14 recepcionistas da feira, coordenado por Léa Pabst Craveiro.  Participei do júri que elegeu Débora Amorim Palmeira, de 17 anos, que representou o grupo Hotéis de Pernambuco, que teve torcida comandada por Zezito Oliveira, Samuel Oliveira e Waldemir Pontes.

Mário Soares: Muito amigo de Miguel Arraes, Mário Soares esteve várias vezes em Pernambuco. Como primeiro-ministro de Portugal e como presidente do país-irmão. Em pelo menos três oportunidades, visitou o Hospital Português e o Gabinete Português de Leitura. Num ano, participou, como convidado especial, de um jantar a rigor promovido pelo Diario de Pernambuco, que na época promovia este evento todos os anos. Foi no Clube Internacional do Recife. Conversei com ele que me disse saber de uma frase de Assis Chateubriand, que chamou o clube do Benfica de “Sala de Visitas do Recife”. Aposentado, voltou algumas vezes ao Recife, mais precisamente a Porto de Galinhas, que citava como uma das praias mais bonitas do mundo.

Pasolini: Em 1969, quando voltava da estreia do filme Medea em Buenos Aires, o cineasta Pier Paolo Pasolini, um dos maiores diretores da história do cinema, precisou fazer um pouso de emergência no Recife, então em obras. A imprensa não ficou sabendo e o incidente poderia ter sido esquecido, não fosse um poema sobre o momento que o italiano escreveu para passar o tempo, na Base Aérea do Recife, enquanto o avião era consertado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL