Diario de Pernambuco
Busca
A gestão feminina baseada nos 3is

Isis Lopes
Empresária, CEO do Grupo Villa Kids & Teens e Café da Villa; sócia-proprietária da BYCP e da Suporte Informática; Graduada em Comunicação Social com especialização em Gestão de Pessoas

Publicado em: 04/03/2021 03:00 Atualizado em: 04/03/2021 06:00

A gestão feminina é marcada por um olhar diferenciado. A mulher consegue ter uma flexibilidade maior, um olhar 360º para todo o seu negócio. Pensando nisso e tendo como inspiração o jeito com que administro meus negócios, me veio a ideia da gestão feminina dos 3is, baseada na intuição, interação e integração.

A intuição é uma característica muito feminina. Aquilo que a gente normalmente chama de “ideia”, “start” ou “insight”, nada mais é do que a intuição. É algo que não é baseado em um dado analítico, mas, mesmo assim, traz uma confiança de que aquele caminho vai dar certo. Eu sigo muito a minha intuição para criar um negócio, na hora de ampliar e até em decisões empresariais.

O primeiro exemplo mais forte de quando ouvi a minha intuição nos negócios foi no nascimento da minha rede de lojas de moda infanto-juvenil no Recife, a Villa Kids. Do nada, veio a ideia de empreender em uma área diferente - já que, na época, toda a fonte de renda da minha família vinha de um único negócio, na área de tecnologia. Pesquisei na internet e achei um anúncio de uma loja no bairro do Espinheiro, onde eu morava e trabalhava.

Era uma loja infantil, eu tinha acabado de ter minha segunda filha, já tinha uma paixão pela área de moda… Tudo se encaixava, apesar de ser algo totalmente novo. Visitei uma loja, fiz uma oferta e, de cara, fechei negócio. Nem eu acreditava. Mas já que tinha arriscado, segui em frente. No primeiro mês, prejuízo. Segundo mês, também. Terceiro mês, as coisas começaram a melhorar e, aos poucos, a crescer. Errei muito, porque não há receita de bolo. Mas é preciso seguir sua intuição. Eu fiz isso. Hoje, tenho três lojas infantis no Recife, além de uma de moda adulta, a ByCP, e o Café da Villa.

Quanto à integração, essa também é uma característica forte da mulher. Temos o dom de integrar todos em um desejo único, em um objetivo único, no âmbito familiar e pessoal. E eu trouxe isso para o empresarial. Em minhas gestões, me preocupo em integrar todas minhas equipes, independentemente do departamento ou função. Todo mundo deve estar integrado e conhecer o trabalho do outro.

Como gestora, também me sinto no dever de interagir com todos os meus setores. Eu sei o que acontece em cada departamento, em cada pedaço das minhas empresas. Hoje, se a Villa Kids precisar de um apoio no salão, no financeiro ou na logística, por exemplo, eu consigo fornecer. Quando você entende de todos os pedaços do seu negócio e todo o fluxo, você consegue ter uma visão diferenciada para tomar decisões mais assertivas, por estar mais inserido no mais no teu empreendimento. Acredito que, além disso, a gestão feminina baseada nos 3is traz uma nova perspectiva, um olhar mais humano.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL