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O varejo, a criatividade e a tecnologia andam mais juntos do que nunca

Emanuel Veiga
Diretor de criação da agência Intertotal
emanuel@intertotal.com.br

Publicado em: 01/12/2020 03:00 Atualizado em: 01/12/2020 06:20

A rapidez e a agitação do mercado varejista tomaram conta das estratégias de comunicação por muitos anos, fazendo com que o principal apelo fosse a precificação dos produtos ofertados. A internet chegou, o consumidor mudou e, como não poderia ser diferente, o varejo também. Mas o que se transformou, especificamente?

No caso de voltarmos um pouco no tempo e formos para os anos 2000, veremos nos meios de comunicação tradicionais um verdadeiro show de ofertas, cada uma mais baixa e extravagante que a outra. O consumidor acompanhava este espetáculo diariamente e tomava a sua decisão de compra usando o que tinha de informação: o preço.

Hoje o mercado é outro, e o consumidor também. Isso faz com que as marcas precisem se comunicar com uma linguagem mais próxima deste novo potencial cliente, conectado o tempo todo e que recebe informações de todos os lados, cada vez mais seletivo quanto ao que interessa ou não. Assim, o varejista aposta numa comunicação criativa e assertiva para garantir que o seu público perceba e escolha a sua marca.   

Seja com mídias mais segmentadas e precisas digitalmente ou com uma reformulação na imagem e posicionamento das marcas, o varejo se aliou como nunca à criatividade para gerar impacto e relevância. Basta olhar a trilha deixada por grandes nomes como Magazine Luíza e Casas Bahia. Mais do que nunca observamos que não é só questão de preço, mas sim de estar presente. Oferecer o que cada indivíduo precisa, no momento exato e com a linguagem certa.

Como publicitário, se me permite compartilhar um conselho: aproveite que vivemos um momento onde as marcas estão se renovando, ou planejando renovação, e faça o mesmo. Seu selo pode ser mais relevante e isso só acontece quando você entende que do outro lado existem pessoas dotadas de desejos e vontades exclusivas. É usando a criatividade, aliada às tecnologias disponíveis e aos profissionais que conseguem transformar tudo isso em ações efetivas, que o crescimento virá.

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