Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Opinião
Avançando juntos: EUA e NE

Jessica Simon
Cônsul-Geral dos Estado Unidos no Recife

Publicado em: 31/10/2020 03:00 Atualizado em: 31/10/2020 06:54

É com muita honra e orgulho que acabo de assumir o posto de cônsul-geral no Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, representando os EUA no autêntico e belo Nordeste do Brasil. Sou do estado do Oregon e esta é minha segunda oportunidade de viver e trabalhar no Brasil. Entre os anos de 2012 a 2016, ocupei o cargo de cônsul de Diplomacia Pública no Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, onde tive a chance de trabalhar durante os Jogos Olímpicos de 2016, evento que me trouxe muitos aprendizados e ótimas lembranças. Muitos diplomatas americanos que atuaram no Brasil vão concordar comigo: após trabalharmos aqui pela primeira vez, queremos retornar sempre que possível.

Cheguei a Pernambuco em meio à pandemia da Covid-19, um momento único no mundo. Mudamos nossa forma de trabalhar e nos relacionar. Mas algo permanece igual: o amplo interesse dos Estados Unidos em continuar fortalecendo ainda mais os nossos laços bilaterais com a região Nordeste. Uma história que teve início em 1815, com a fundação do consulado no Recife, e que é baseada em valores comuns aos dois países, como a prosperidade econômica, e promoção da democracia e da segurança.

Hoje, estamos avançando a relação com a região através de vários projetos e ideias para ampliar nossas parcerias e gerar resultados benéficos para todos. Um de nossos objetivos, por exemplo, é dobrar o comércio entre os Estados Unidos e o Brasil nos próximos cinco anos. Em outubro, dois importantes documentos foram assinados para intensificar este forte relacionamento econômico: o Protocolo EUA-Brasil sobre Regras Comerciais e Transparência; e um Memorando de Entendimento no valor de R$ 5,6 bilhões.  

Além dos acordos de impacto nacional, buscamos entender as oportunidades que cada local oferece e já sabemos que energia renovável e infraestrutura portuária têm forte potencial de investimento no NE. Como identificamos oportunidades? Com diálogo e visitas às cidades nordestinas. Nessa jornada, tenho o apoio de liderança do embaixador Todd Chapman. Este ano, já visitamos juntos Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e espero em breve viajar para todos os estados do nosso distrito consular.

Quero que todos conheçam o amplo trabalho desenvolvido pelo consulado. Promovemos o ensino de inglês e capacitação de professores; apoiamos projetos de diversas instituições que atuam em conjunto para ampliar o conhecimento e fortalecimento da democracia; estabelecemos parcerias com governos estaduais e municipais para combater a Covid-19; desenvolvemos ações e apoio a entidades que combatem a violência de gênero; e fazemos treinamentos para inibir a fraude e promover a segurança em aeroportos. Isso tudo além do atendimento ao cidadão americano e emissão de vistos. É importante ressaltar que estamos cientes que os brasileiros estão ansiosos pelo retorno das entrevistas de visto americano, suspensas desde o mês de março. Mas ainda não temos data para a volta da emissão do documento.

Tenho muitos planos para os próximos três anos e quero trabalhar com os nordestinos para que possamos avançar juntos!

Argentina chora perda de Maradona
Jogadores se despedem de Maradona
Rhaldney Santos entrevista Dra Amanda López, neurocirurgiã pediátrica
Rhaldney Santos entrevista João Campos (PSB), candidato à Prefeitura do Recife
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco