Diario de Pernambuco
Busca
Avançando juntos: EUA e NE

Jessica Simon
Cônsul-Geral dos Estado Unidos no Recife

Publicado em: 31/10/2020 03:00 Atualizado em: 31/10/2020 06:54

É com muita honra e orgulho que acabo de assumir o posto de cônsul-geral no Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, representando os EUA no autêntico e belo Nordeste do Brasil. Sou do estado do Oregon e esta é minha segunda oportunidade de viver e trabalhar no Brasil. Entre os anos de 2012 a 2016, ocupei o cargo de cônsul de Diplomacia Pública no Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, onde tive a chance de trabalhar durante os Jogos Olímpicos de 2016, evento que me trouxe muitos aprendizados e ótimas lembranças. Muitos diplomatas americanos que atuaram no Brasil vão concordar comigo: após trabalharmos aqui pela primeira vez, queremos retornar sempre que possível.

Cheguei a Pernambuco em meio à pandemia da Covid-19, um momento único no mundo. Mudamos nossa forma de trabalhar e nos relacionar. Mas algo permanece igual: o amplo interesse dos Estados Unidos em continuar fortalecendo ainda mais os nossos laços bilaterais com a região Nordeste. Uma história que teve início em 1815, com a fundação do consulado no Recife, e que é baseada em valores comuns aos dois países, como a prosperidade econômica, e promoção da democracia e da segurança.

Hoje, estamos avançando a relação com a região através de vários projetos e ideias para ampliar nossas parcerias e gerar resultados benéficos para todos. Um de nossos objetivos, por exemplo, é dobrar o comércio entre os Estados Unidos e o Brasil nos próximos cinco anos. Em outubro, dois importantes documentos foram assinados para intensificar este forte relacionamento econômico: o Protocolo EUA-Brasil sobre Regras Comerciais e Transparência; e um Memorando de Entendimento no valor de R$ 5,6 bilhões.  

Além dos acordos de impacto nacional, buscamos entender as oportunidades que cada local oferece e já sabemos que energia renovável e infraestrutura portuária têm forte potencial de investimento no NE. Como identificamos oportunidades? Com diálogo e visitas às cidades nordestinas. Nessa jornada, tenho o apoio de liderança do embaixador Todd Chapman. Este ano, já visitamos juntos Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e espero em breve viajar para todos os estados do nosso distrito consular.

Quero que todos conheçam o amplo trabalho desenvolvido pelo consulado. Promovemos o ensino de inglês e capacitação de professores; apoiamos projetos de diversas instituições que atuam em conjunto para ampliar o conhecimento e fortalecimento da democracia; estabelecemos parcerias com governos estaduais e municipais para combater a Covid-19; desenvolvemos ações e apoio a entidades que combatem a violência de gênero; e fazemos treinamentos para inibir a fraude e promover a segurança em aeroportos. Isso tudo além do atendimento ao cidadão americano e emissão de vistos. É importante ressaltar que estamos cientes que os brasileiros estão ansiosos pelo retorno das entrevistas de visto americano, suspensas desde o mês de março. Mas ainda não temos data para a volta da emissão do documento.

Tenho muitos planos para os próximos três anos e quero trabalhar com os nordestinos para que possamos avançar juntos!

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL