Diario de Pernambuco
Busca
Viva os professores! Vivaaaaa!!!

Gustavo Figueirêdo
Especialista em saúde mental e psicólogo clínico

Publicado em: 15/10/2019 03:00 Atualizado em: 15/10/2019 08:59

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia dos Professores. Profissão para a qual devemos, sempre, oferecer reverência. Reverência! O que é isto?: “Respeito profundo por alguém ou algo, em função das virtudes, qualidades que possui ou parece possuir; consideração, deferência.”.

Segundo o psiquiatra espanhol Francisco Alonso-Fernández espelha no seu livro - Por que trabalhamos?: o trabalho entre o estresse e a felicidade - “A grandeza do professor consiste em viver com profunda satisfação pessoal a sua mais nobre função específica, talvez a mais nobre de todas as ocupações possíveis.”.

Com muito respeito, ao caro Alonso-Fernández, mas muito respeito mesmo; eu não diria: “..., talvez a mais nobre de todas as ocupações possíveis.”; e sim, com toda certeza – a mais nobre de todas as ocupações possíveis. Enfim, só sou (psicólogo) e você só é o que somos hoje, porque desde a educação de base fomos acolhidos e orientados, metodologicamente, por um professor.

Ainda, de acordo com Dr. Francisco Alonso: “A crise familiar e geracional se transmite nos centros escolares de múltiplas maneiras. Uma delas é a ideia de extrapolar a função educacional familiar nas aulas como se fosse uma obrigação acadêmica.”.

Não generalizando, mas confesso que me assusta, hoje em dia, a quantidade de crianças que estão inseridas em processos psicoterapêuticos. Haja vista, assim como nas escolas, como nas psicoterapias, será que as causas estejam nos menores? Ou esteja cabendo aos adultos (aos pais), juntamente com os seus, aprenderem a construir a harmonia domiciliar?

Com a prática desta sublime edificação doméstica (a busca pela harmonia), ganham os membros familiares e ganha a escola. Esta última deixando de realizar “matrículas” para alunos incompatíveis ao aprendizado, tipo: “a crise familiar”. Isto é, sem a presença deste “alunato” (a crise familiar), todos ganham.

No entanto, caros pais, como fazer diante da sua dinâmica familiar, para neste quinze de outubro, possamos oferecer de presente aos professores, os quais assistem os nossos filhos, que não seja mais permitido o ingresso de alunos indesejáveis, em prol do aprendizado?

Por fim, quero ofertar, carinhosamente, os meus parabéns a todos os professores. Viva os professores! Vivaaaaa!!!

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL