Diario de Pernambuco
Busca
"Marcados" pela Oficina de Criação Literária

Raimundo Carrero
Jornalista e membro da Academia Pernambucana de Letras
raimundocarrero@gmail.com

Publicado em: 12/08/2019 03:00 Atualizado em: 12/08/2019 09:37

Eis o nome: Zuleide Lima , e um livro: “Marcados”. Estou falando do romance que acaba de ser lançado  no  Recife com selo de Décio Gomes e diagramação de Bruno Lira. Aluna da Oficina de Criação Literária que mantenho no Espinheiro, Zuleide é uma dessas escritores obstinadas e persistentes, muito empenhada no dia a dia da literatura, sem nunca parar com a busca da obra perfeita.

Começou a estudar comigo, ou melhor, com todos da turma, sem nunca se meter a líder e a criar sub-oficinas - surgiu até uma dom carrero, no intuito de enfrentar o professor, com aquilo que não sabia e não vai saber jamais, até porque oficina não é decoreba de gramática, mas experiência de escrita, de quem conhece ficção por fazer, autor de livros, de histórias, de personagens. Nunca fiz uma oficina de poesia porque sou ficcionista. Embora alguns reúnam a capacidade de fazer poesia em prosa, e prosa em poesia, com enorme competência. Mas é preciso ter experiência da escrita. Alguns são “Marcados” pela poesia e outros pela Prosa. Paulo Caldas tem saber  e tem obra. Preparadíssimo.

Há o caso de Marcelino Freire que tem obra nos dois campos, sem no entanto assinalar o gênero – poesia ou prosa. Competente, extremamente competente nos dois. Sempre foi assim. Portanto, autorizado a atuar aqui e ali. Marcelino Freire é o caso de escritor que estimula os outros escritores. Está sempre escrevendo, estudando, escrevendo. Sem esquecer, ainda o caso de Sidney Rocha, excelente escritor, também nos dois campo. Tanto acredito nele que pedi para escrever o posfácio de Colégio de Freiras.

Volto, assim, a Zuleide Lima, estudiosa, consciente dos seus propósitos. Apareceu na Oficina Cultura nordestina há cerca de cinco anos. Depois fomos para o Poço da Panela, em seguida para o Espinheiro. E ela sempre ali, escrevendo, estudando, escrevendo. O mesmo romance. Com uma crença incrível. Sem disputas, com incrível humildade. Por isso atinge o momento culminante,  publicação, embora o romance já tenha passado pela prova da internet, com milhares de leitores.

Destaque-se, ainda, que é uma obra de oficina, de aprendizado , que se vai construindo ao longo do tempo. Com a convicção de uma escritora que não se satisfaz em decorar os outros, mas inventa, inventa, inventa. Cada palavra é uma palavra somente sua.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL