DEVOÇÃO
Santuário Mãe Rainha em Olinda recebe romaria do Terço dos Homens
" Com Maria, venham encher as talhas do Santuário ", é o tema deste ano
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 08/03/2024 11:12 | Atualizado em: 08/03/2024 13:46
![]() |
Durante toda a manhã haverá missa, procissão, recitação do Santo Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento e palestra (Foto: Suellen Figueiredo) |
O Movimento do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) realiza, no próximo domingo (10), a 2ª Romaria do Regional Nordeste 2 com momentos de espiritualidade, formação e ação concreta de solidariedade.
O evento pretende reunir cerca de 4.000 fieis católicos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, no Santuário Mãe Rainha de Schoenstatt, Tabor da Nova Evangelização, em Olinda (PE).
No templo, que é o primeiro do Nordeste dedicado à Mãe Rainha e berço do Movimento do Terço dos Homens, a programação começa às 6h30 com a acolhida dos romeiros.
Durante toda a manhã haverá missa, procissão, recitação do Santo Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento e palestra.
Esta edição da romaria terá como tema “Com Maria, venham encher as talhas do Santuário”, com referência ao Evangelho das Bodas de Caná (Jo 2, 1-11), em que os discípulos encheram talhas com água e para Jesus transformá-la em vinho. Maria nos convida a encher as talhas para que Jesus nos transforme nosso interior.
De acordo o Assessor Regional Norte e Nordeste do Terço dos Homens e Responsável pela Secretaria Nacional do Terço dos Homens, Padre Argemiro Ferracioli, a romaria será um grande momento de fraternidade e partilha entre os membros dos grupos das dioceses e quatro arquidioceses da Regional.
A escolha do santuário em Olinda se deve ao pioneirismo e também, segundo ele, por ser a fonte inspiradora e de bênçãos para os homens do movimento.
“Primeiro é o acolhimento espiritual, depois a transformação interior e, por fim, o envio apostólico. O principal objetivo da romaria, portanto, é fazer com que todos os homens voltem com suas imagens dos grupos, pelo menos uma vez por ano, ao santuário”, explicou o reitor do Santuário Mãe Rainha, Padre Filipe Araujo.
História do Terço dos Homens
O Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) é uma iniciativa ligada ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, cujo objetivo é reunir homens para rezar o terço pela santificação da família.
A Providência Divina aproveitou-se da iniciativa de um pequeno grupo de homens que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento Apostólico de Schoenstatt, junto do Santuário Lar da Casa da Mãe e Rainha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maceió/AL.
Essa devoção durou pouco, não conseguindo congregar muitos participantes. No entanto, a iniciativa não se perdeu graças à fé e olhar perspicaz de uma missionária da Mãe Peregrina, em 1997, que convenceu o seu Pároco a fazer uma experiência no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), Região Metropolitana do Recife.
Por isso, o templo pernambucano é reconhecido como o “Santuário Berço do Terço dos Homens”.
Em maio de 1998, o Terço passa a ser rezado semanalmente. É com este ritmo que ele vai explodir para novos horizontes. A definição do nome, Terço dos Homens Mãe Rainha veio em março de 2007.
Programação da Romaria Regional do Terço dos Homens
06:30h- Recepção aos romeiros
07:15h - Procissão
07:45h - Acolhida (apresentação dos grupos)
08:00h - Terço dos Homens
09:00h - Missa
10:15h- Adoração ao Santíssimo Sacramento
10:45h - Palestra
11:30h - Vivência (Capital de Graças)
11:40h -Sorteio
12:00h - Envio
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS