Diario de Pernambuco
Busca
Música Três pernambucanos em lista das 30 músicas essenciais brasileiras do The New York Times Lista para a Olimpíada inclui Tom Jobim, Carmen Miranda, Gonzaguinha, MC Bin Laden e MC Pikachu

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/08/2016 18:01 Atualizado em: 03/08/2016 18:16

Chico Science foi destacado na lista. Foto: Fred Jordão/DP
Chico Science foi destacado na lista. Foto: Fred Jordão/DP

Os pernambucanos Luiz Gonzaga, Chico Science e Moacir Santos estão na lista dos essenciais da música brasileira feita pelo The New York Times. Ao todo, 30 composições foram destacadas no levantamento que traduziu a musicalidade do Brasil como "Casual e sedutora". Além de citar os artistas, o jornal liberou uma playlist no Spotify com sugestões para os visitantes que vão acompanhar a Olimpíada do Rio de Janeiro. Nomes como Gilberto Gil e Chico Buarque também foram lembrados.

Todos os listados tiveram a trajetória resumida. "Nos anos 1990, este cantor, rapper e compositor e a banda Nação Zumbi chamaram a música deles de Mague beat (...). Maracatu atômico, de 1994, conta com a batida frenética do maracatu", explica a publicação ao relatar a história de Chico Science.

Até MC Bin Laden foi mencionado na lista com a música Bololo Haha. Além dele, outro representante do funk teve destaque: MC Pikachu. Ao resumir o trabalho do funkeiro mirim, o The New York Times destacou o aspecto caseiro do clipe Semana maluca. "A maior parte do vídeo foi filmada pelo MC Pikachu com uma câmera de mão", diz o material.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL