Arte

Reforma do Cine-Teatro do Parque está parada por tempo indeterminado

Atividades no casarão centenário estão suspensas desde 2010

Publicado em: 13/06/2016 17:07 | Atualizado em: 13/06/2016 17:10

Última previsão de entrega dada pela prefeitura foi novembro deste ano. Foto: Rafael Martins/DP


A reforma do Cine-Teatro do Parque está interrompida por tempo indeterminado. A informação foi passada ao Viver por meio de uma nota oficial do Executivo municipal. Segundo o gabinete municipal de Projetos Especiais, um novo edital para a conclusão das obras será lançado depois de um processo de captação de recursos, que tem sido conduzido "dentro de um cenário delicado em que se encontra a economia nacional".

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

A situação do Cine-Teatro do Parque (e de outros cinemas de rua de Pernambuco) é um dos assuntos da série especial de três vídeos veiculados a partir de hoje no canal do Diario de Pernambuco no Youtube, produzidos pelo videorrepórter Bernardo Sampaio. Os filmes mostram o estado atual das salas de exibição e resgatam fotos do arquivo do jornal que retratam antigos espaços, como o Veneza, o Moderno, o Ritz e o Astor.

Intercaladas por depoimentos de artistas e especialistas ligados à questão, as imagens mostram também a situação de outros cinemas do interior e da Região Metropolitana, como o Cine Olinda, que está fechado há 50 anos (desde 1966), apesar de já ter sido reformado. Também são retratadas ações do movimento coletivo CineRua, que luta pela reabertura desses espaços.

Um dos entrevistados nos vídeos é Ricardo Coelho, promotor de justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital do Ministério Público de Pernambuco, que acompanha o andamento das obras do Cine-Teatro do Parque. Ele instaurou um inquérito civil para apurar a paralisação da reforma. Segundo a prefeitura, o investimento necessário é de R$ 13 milhões e já foram gastos R$ 1,5 milhão.

"O inquérito é um processo investigatório. A prefeitura tem a obrigação de restaurar o teatro, que é um Imóvel Especial de Preservação", explica Coelho. "Vou solicitar que a prefeitura informe, até o fim da semana, se realmente o problema da paralisação das obras é a falta de dinheiro", disse o promotor em entrevista cedida ontem ao Viver. Segundo ele, "se isso for confirmado, ao Ministério Público só resta a alternativa de entrar com uma ação judicial civil pública para obrigar a prefeitura a começar imediatamente a reforma do teatro". Inaugurado em 1915, o Cine-Teatro do Parque, que é administrado pela prefeitura, não tem atividades desde o fim de 2010.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL