![(Foto: Reprodução/Instagram) (Foto: Reprodução/Instagram)]() |
Foto: Reprodução/Instagram |
Em virtude das chuvas intensas das últimas horas no Recife e Região Metropolitana, munícipios divulgaram, nesta terça-feira (14), o balanço de ocorrências.
As prefeituras apontaram o volume de água e algumas medidas emergenciais adotadas para minimizar os impactos e proteger as áreas de afetadas.
Recife
O Centro de Operações do Recife (COP) informou que a cidade permanece em estágio de Atenção desde segunda-feira (13). Em um período de 6 horas, foram registrados 66,5 mm de chuva no pluviômetro de Nova Descoberta, o que representa 73% da média histórica para o mês de janeiro, que é de 89,9 mm. O acumulado em 48 horas já chega a quase 160 mm em algumas áreas da cidade.
O pico da maré ocorreu às 4h14, com 2,18 metros. As equipes municipais seguem monitorando a situação, e a Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelo telefone 0800-0813400, disponível 24 horas por dia e gratuitamente. Além disso, cinco abrigos foram abertos preventivamente.
Camaragibe
Em Camaragibe, a Secretaria de Defesa Civil iniciou ações de contenção em áreas de risco após os primeiros registros de chuvas na madrugada de segunda-feira (13).
No Loteamento São Pedro, um trecho da rua, onde uma barreira próxima a residências cedeu parcialmente, foi um dos primeiros a receber a instalação de lonas preventivas.
De acordo com o prefeito Diego Cabral, uma reunião de planejamento e monitoramento de ações foi realizada para avaliar as áreas mais críticas. “Embora as chuvas estejam dentro da normalidade, estamos adotando medidas para proteger a população”, afirmou.
As chuvas na madrugada desta terça-feira (14) variaram entre 10 e 11 mm, o que é considerado normal para a época, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A Defesa Civil do município também acionou equipes de prontidão para monitorar a situação.
No Loteamento São Pedro, a queda da barreira afetou um telhado da área de serviço de uma residência, mas não comprometeu a estrutura nem causou feridos.
Olinda
A Prefeitura de Olinda, por meio da Defesa Civil, também está monitorando atentamente os efeitos das chuvas. Na manhã de terça-feira (14), ocorreu o deslizamento de uma barreira na Rua da Mata, em Sapucaia, que atingiu uma casa. Felizmente, não houve vítimas.
A Defesa Civil foi imediatamente acionada e enviou uma equipe técnica para avaliar a segurança da estrutura afetada. Além de garantir a integridade do imóvel, a prefeitura acompanhará a situação da família atingida e avaliará a possibilidade de inclusão em programas de assistência social.
Em caso de emergência, a Defesa Civil segue disponível 24 horas, e os moradores podem entrar em contato pelo número gratuito 0800 081 0060.
A Defesa Civil de Olinda está disponível 24 horas, e os moradores podem entrar em contato pelo número gratuito 0800 081 0060 em caso de emergência.