Diario de Pernambuco
Busca

DURANTE AS PRÉVIAS

Quatro pessoas são presas durante prévias carnavalescas em Recife e Olinda, neste final de semana

As prisões ocorreram no primeiro final de semana de prévias em que a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou reforço no policiamento para este período

Publicado em: 15/01/2024 11:03 | Atualizado em: 15/01/2024 11:44

Um dos casos ocorreu durante o desfile do Bloco BSW, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife  (Foto: Reprodução/Redes Sociais )
Um dos casos ocorreu durante o desfile do Bloco BSW, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife (Foto: Reprodução/Redes Sociais )
 
Quatro pessoas foram detidas durante as prévias carnavalescas de Olinda e Recife, neste final de semana. 

A afirmação foi feita pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). 

As quatro pessoas foram presas em dois casos distintos, ocorridos no domingo (14).

Um deles aconteceu durante um desfile de um bloco no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. 

O outro ocorreu  durante as tradicionais prévias carnavalescas de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

Os casos aconteceram no primeiro final de semana de prévias carnavalescas após a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciar o reforço das forças de segurança com quase 10 mil mobilizações de agentes para atuarem nas festividades em pontos concentrados em Olinda e Recife. 

Como foi

Segundo a PM, um casal foi preso em flagrante por posse de arma de fogo e munições durante o desfile do Bloco “BSW Folia”, que aconteceu na Avenida Afonso Olindense, na Várzea. 

Por nota, a PM disse que: “Durante patrulhamento no bloco BSW, policiais militares do 12º BPM foram alertados por foliões sobre a presença de suspeitos portando arma de fogo no desfile”. 

Ainda de acordo com a corporação, “Um homem foi abordado e com ele apreendido um revólver calibre .38, contendo seis munições. Ele explicou que adquiriu a arma para se defender, pois está recebendo ameaças de morte”, complementa em nota. 

A PM ainda informou que uma mulher, identificada como esposa do suspeito, também foi detida após revista policial, onde foram encontradas mais seis munições intactas. 

Já a Polícia Civil, por meio de noita, informou que: "Por meio do Posto de Atendimento da Capital, foi registrada a ocorrência de porte ilegal de arma no bairro Várzea. Uma mulher e um homem, de 26 e 27 anos, respectivamente, foram detidos pela Polícia Militar quando passavam por um grupo carnavalesco pelo bairro. O homem portava uma arma de fogo com 6 munições não detonadas, e a mulher tinha munições na bolsa. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia e, após aplicação de procedimentos administrativos, foram encaminhados para audiência de custódia, permanecendo à disposição da justiça". 

Outro caso

De acordo com a PM, dois homens foram presos em flagrante nas prévias carnavalescas em Olinda. 

Segundo a corporação, PMs da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur) realizaram abordagens a um grupo de jovens que faziam tumultos na Rua do Sol, no bairro do Carmo. 

Durante as revistas, os suspeitos foram presos em flagrante após serem encontrados celulares furtados de posse da dupla. 

No entanto, a PM não informou para qual delegacia os dois suspeitos foram conduzidos, tampouco se a dupla passou por audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça. 

Mesmo com as prisões, a PM salientou por nota que: “o policiamento transcorreu de forma pacífica, não sendo noticiadas alterações de relevância negativa”. 

Reforço no policiamento

A Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou na última sexta (12), um plano operacional que pretende ampliar as ações nos principais focos de folia.  

A divulgação do plano foi feita poucos dias após confusões e "tentativa de arrastão" registradas durante as prévias de Olinda, no Grande Recife, no dia 7 de janeiro. 

De acordo com a SDS, o reforço compreende em quase 10 mil agentes mobilizados para este período, envolvendo lançamentos de policiais militares, civis, científicos e bombeiros. 

Além disso, vistorias serão feitas  nos principais locais de desfiles de blocos e agremiações.

Segundo a SDS, durante o período de prévias, a Polícia Militar mobilizou 7.372 PMs para reforçar o policiamento.

A Polícia Civil terá 1.250 agentes, que atuarão nas delegacias móveis que estarão localizadas em pontos de fácil acesso.
 
Além disso, eles vão reforçar o contingente nas Delegacias do Varadouro, em Olinda, Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e Várzea, na Zona Oeste da capital. 

O Corpo de Bombeiros (CBMPE) terá o reforço de 926 homens e mulheres. 
 
O reforço também contará com 22 viaturas, que ficarão localizadas em pontos estratégicos em vários focos de folia. 
 
A Polícia Científica também contará com reforço de profissionais de plantão 24 horas no Instituto de Medicina Legal (IML) e no Instituto de Criminalística (IC).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL