Agenda
Prefeitura do Recife fez reunião para monitorar chuvas
Publicado em: 13/06/2019 16:47 | Atualizado em: 13/06/2019 17:51
![]() |
Segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em 12 horas, entre 2h e 14h, choveu 186 milímetros no Recife, o que corresponde a quase 15 dias de chuvas em relação à média histórica para o período, que é de 389,6 mm. Em apenas uma hora, vários pluviômetros instalados na cidade marcaram 70 mm de chuva. "A prefeitura está trabalhando para diminuir os efeitos das chuvas, mas gostaríamos de recomendar que as pessoas deixem as áreas de risco, visto que este volume de chuva deixou os terrenos encharcados o que faz com que qualquer quantidade de chuva possa gerar deslizamentos. A gente precisa que as pessoas se previnam. Preservar vidas é o mais importante", afirmou Geraldo Julio.
Desde o início das chuvas, a Prefeitura do Recife mobilizou um efetivo com mais de 1 mil profissionais para trabalhar no monitoramento e mitigação dos efeitos da chuva e, deste montante, 350 são servidores da Defesa Civil, que estão monitorando 9 mil pontos na cidade, de acordo com a administração municipal.
Defesa Civil
A Prefeitura do Recife emitiu o aviso para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados, via celular. Neste momento, a Defesa Civil monitora 9 mil pontos de áreas com algum risco. Foram registrados 28 mil vistorias, 53 chamados para vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas. Nenhuma ocorrência de grande porte foi registrada. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800-081-3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24 horas. "Tivemos chamado de vistoria, mas nenhuma ocorrência ou deslizamento mais grave. Não temos vítimas e queremos permanecer assim", informou o prefeito Geraldo Júlio.
A Emlurb registrou 15 ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de árvores, como nos parques 13 de maio e Santos Dumont, além de uma na Rua Gervásio Pires, na Boa Vista, e outra na Rua Luiz Antônio de Araújo, em Dois Irmãos. Não houve registro de vítimas. As equipes já foram deslocadas para esses locais e nenhuma queda de árvore está atrapalhando mais o trânsito. O órgão conta com equipes de prontidão para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.
Drenagem
Desde o início das chuvas, as equipes da Emlurb reforçaram as ações drenagem nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas. Foram mobilizadas mais de 240 pessoas para os trabalhos de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem, de diversas localidades, a exemplo das ruas Virgínio Heráclito com Alvorada e Rua José Vicente, no Ipsep; Avenida Doutor José Rufino; Praça de Jardim São Paulo; e Uriel de Holanda com José Amarino dos Reis, entre outras. Equipes também atuam na limpeza dos canais que cortam a cidade. No túnel dda saída da Via Mangue, na Antônio de Góes, foram colocadas três bombas extras para fazer a sucção, além das quatro já existentes.
Trânsito
Equipes formadas por 250 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento.
Das 6h às 11h desta quinta-feira, foram registrados seis acidentes de trânsito, dois com vítimas e nenhum com vítima fatal. Dos 668 semáforos da cidade, 26 apenas apresentaram problemas durante o período de chuvas mais intensa, 19 já estão funcionando normalmente. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema.
Abrigos
A Prefeitura do Recife oferece abrigo temporário tanto para população ribeirinha quanto de morros. A administração municipal informa que, até aqui, não foram solicitados.
Balanço Operação Inverno
O prefeito Geraldo Júlio afirmou que começou a operação em dezembro e afirmou que muito do que se fez evitou, sobretudo, acidentes mais graves que poderiam ter acontecido pelo volume de chuvas que caiu. "Certamente, teríamos tido acidentes com vítimas ou fatais. Nosso objetivo é sempre aprimorar as ações todos os anos e prevenir transtornos que chuva causa em qulquer cidade do mundo. E aqui não é diferente. Com 70mm em apenas uma hora, não há sistema de
O prefeito Geraldo Júlio afirmou que começou a operação em dezembro e afirmou que muito do que se fez evitou, sobretudo, acidentes mais graves que poderiam ter acontecido pelo volume de chuvas que caiu. "Certamente, teríamos tido acidentes com vítimas ou fatais. Nosso objetivo é sempre aprimorar as ações todos os anos e prevenir transtornos que chuva causa em qulquer cidade do mundo. E aqui não é diferente. Com 70mm em apenas uma hora, não há sistema de
drenagem que dê vencimento para isto", afirmou.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS