Iniciativa Caruaru realiza mutirão de atendimento a crianças com zika Ação é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde com o Hospital Mestre Vitalino. Crianças terão atendimentos de ortopedia e gastroenterologia

Publicado em: 04/01/2017 08:25 Atualizado em: 04/01/2017 15:51

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove hoje em Caruaru, Agreste do Estado, um mutirão de atendimentos de ortopedia e gastroenterologia para cerca de cem crianças diagnosticadas com Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia. A ação, realizada em parceria com o Hospital Mestre Vitalino (HMV), terá início às 8h e deve seguir até as 17h.
 
Todas as crianças que serão atendidas já possuem o encaminhamento para essas especialidades e tiveram suas consultas agendadas pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres), por meio de articulação junto com os municípios, que fazem parte da II Macrorregião de Saúde, com sede em Caruaru, e da III Macrorregional, com sede em Serra Talhada.
 
"A consulta com o gastro e o ortopedista têm sido uma das principais solicitações que a SES tem recebido das famílias de crianças com a Síndrome Congênita do Zika, durante os encontros que temos realizados, rotineiramente, com as representantes das famílias", explica a coordenadora do Núcleo de Apoios às Famílias de Crianças com a Síndrome Congênita do Zika da SES, Laura Patriota.
 
Ainda durante a mobilização, as crianças poderão contar com atendimentos com pediatras e neuropediatras. Além disso, profissionais de fonoaudiologia, nutrição e psicologia também estarão disponíveis para prestar os atendimentos necessários. Para os casos que forem solicitados, ainda serão disponibilizados exames de raio-X e tomografia.
 
Núcleo de Apoio às Famílias 
Com o intuito de coordenar e monitorar o trabalho relacionado às famílias e crianças com microcefalia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) instituiu, em maio de 2016, o Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia. Formado por uma equipe de 13  assistentes regionais distribuídos nas 12 Regionais da Saúde, 1 assistente e 1 coordenador no Nível Central, é responsável por monitorar e acompanhar, de modo regionalizado, as crianças notificadas durante toda a linha do cuidado, além de prestar apoio às famílias e desenvolver estratégias para garantir seus direitos.
 
Assim, faz parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual de Defesa Social, INSS, Programa Mãe Coruja, UMA (União de Mãe de Anjos) e em especial com as Secretarias Municipais de Saúde, elaborando estratégias para atender as famílias e buscando soluções para as problemáticas já existentes. Quinzenalmente, promove reuniões com esses grupos, com o objetivo de identificar possíveis dificuldades e aperfeiçoar o próprio atendimento da rede estadual de saúde.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL