Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local
Ensino Escola de Engenharia de Pernambuco comemora 120 anos com programação especial

Publicado em: 16/06/2015 15:37 Atualizado em:

A partir desta terça-feira, a Universidade Federal de Pernambuco inicia a programação especial da Semana de Engenharia. O evento segue até sexta e faz parte das comemorações dos 120 anos da Escola de Engenharia de Pernambuco, a primeira do Norte e Nordeste.

Na programação, palestras sobre sistemas embarcados, instrumentação eletrônica e suas tecnologias, engenharia de tráfego e acidentes de trânsito, uso da engenharia para convivência com a seca, cidades sustentáveis, entre outros temas, além de debates sobre desafios na indústria e na formação. A programação também incluirá o lançamento do livro “Segurança do Trabalho na Construção Civil”, do professor Antonio Nunes Barbosa Filho, no dia 19, às 16h30.  
Histórico
A Escola de Engenharia de Pernambuco foi fundada no dia 3 de junho de 1895. Ela fez parte da criação da Universidade do Recife, em 1946. No ano de 1965, a Universidade do Recife ganhou a denominação de Universidade Federal de Pernambuco.

Confira a programação da Semana de Engenharia


Terça-feira (16)

14h – Palestra: Sistemas Embarcados: aplicações atuais e tendências para o futuro. Palestrante: professor Gabor Sipkoi (UFPE)
15h – Palestra: Sistemas Fotônicos e Eletrônicos Embarcados desenvolvidos no Grupo de Fotônica – DES/UFPE para apoio à manutenção de equipamentos de alta tensão da Chesf. Palestrante: professor Eduardo Fontana (UFPE)
16h – Debates: novos desafios na indústria
Das 17h às 20h – Palestra: Prática das fundações na cidade do Recife. Palestrante: professor Alexandre Gusmão (Poli/UPE). Debatedores: professor Dilson Teixeira (UFPE) e engenheiro André Campello (consultor)

Quarta-feira (17)

14h – Palestra: Biomimética e Eletrônica: máquinas imitando comportamentos inteligentes. Palestrante: professor João Ranhel (UFPE)
15h – Palestra: Instrumentação eletrônica, avanços e novas tecnologias na área de interface homem-máquina. Palestrante: professor Marco Benedetti (UFPE)
16h – Desafio: novos debates na formação
Das 17h às 20h – Palestra: A ocorrência de acidentes de trânsito e sua relação com os aspectos da engenharia da via (o caso da BR-101/PE). Palestrante: professor Mauricio Pina (UFPE). Debatedores: professores Fernando Jordão (UFPE) e Mauricio Andrade (UFPE)

Quinta-feira (18)

Das 17h às 20h – Palestra: Planejamento e execução de obras de engenharia para convivência com secas e cheias no Estado de Pernambuco. Palestrante: professor José Almir Cirilo (UFPE). Debatedores: professores Ricardo Braga (UFPE) e Abelardo de Assunção Montenegro (UFRPE)

Sexta-feira (19)

16h30 – Lançamento do livro “Segurança do Trabalho na Construção Civil”, de autoria do professor Antonio Nunes Barbosa Filho (UFPE), Editora Atlas
Das 17h30 às 20h30 – Palestra: Construindo cidades sustentáveis. Palestrante: secretário executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, engenheiro Carlos André Cavalcanti. Debatedores: engenheiro Luiz Priori Júnior (consultor) e professora Maria do Carmo Sobral (UFPE)

Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras (PT), Frederico Menezes e Marlon Malassa
Grupo Diario de Pernambuco