Diario de Pernambuco
Busca
Beleza copiada: a busca incessante pelo ideal que pode custar caro

Murilo Vasconcellos
Cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica

Publicado em: 22/03/2024 03:00 Atualizado em: 21/03/2024 23:18

Em tempos de filtros e curtidas, a busca por um corpo ideal parece ter se tornado uma obsessão para muitas pessoas, especialmente mulheres jovens. Inspiradas por influenciadoras digitais que ostentam peles perfeitas e curvas impecáveis, muitas vezes recorrem a profissionais sem qualificação, procedimentos sem comprovação científica e até mesmo a procedimentos caseiros divulgados por influenciadores na internet, sem se importar com os riscos que podem estar correndo.

Como médico cirurgião plástico, testemunho diariamente a busca desenfreada pela beleza. Essa busca é natural e faz parte da nossa cultura. É compreensível a vontade de alcançar o padrão de beleza propagado nas redes sociais. O que me preocupa, no entanto, não é a aspiração legítima pela autoconfiança e bem-estar, mas sim a adoção indiscriminada de práticas e procedimentos caseiros, sem a devida orientação médica. É crucial compreender que a saúde não pode ser negligenciada em nome da estética.

A internet, embora seja uma ferramenta poderosa de informação, também pode ser um terreno fértil para a desinformação e para a proliferação de práticas perigosas. Vez por outra presenciamos notícias de graves consequências devido a esses procedimentos copiados da web. Vídeos e tutoriais que prometem resultados rápidos e milagrosos atraem milhares de visualizações, mas escondem os perigos que podem estar por trás de procedimentos realizados sem a orientação profissional. O uso de produtos químicos inadequados, a aplicação de técnicas incorretas e a falta de conhecimento sobre os riscos de cada procedimento podem levar a consequências graves, como queimaduras, infecções, deformidades estéticas e até mesmo à morte.

A pressão social para atingir os padrões de beleza impostos pela mídia pode ser avassaladora, mas devemos lembrar que a verdadeira beleza vai além da aparência física. É preciso valorizar a saúde física e mental, cultivando uma relação saudável com nosso corpo e aceitando nossas imperfeições como parte de nossa identidade única. Buscar a perfeição a todo custo é um exercício frustrante e perigoso, resultando na baixa autoestima, na melhor das hipóteses. A beleza verdadeira reside na saúde, na autoaceitação e na confiança em si mesmo.

Ao invés de copiar cegamente o que vemos nas redes sociais, é importante buscar profissionais qualificados que possam nos orientar sobre os melhores tratamentos para a nossa saúde e bem-estar. Não vale a pena colocar a saúde em risco em busca de um ideal inalcançável. Antes de tudo, precisamos nos sentir bem com quem somos, cuidar da nossa saúde física e mental e em celebrar a nossa individualidade. Mudar o que incomoda para se sentir bem é plausível, mas a “beleza copiada” – sim, bem aspeada – certamente vai tirar o que há de único em cada um de nós e, mais que isso, pode ter um preço alto demais.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL