Afinal, o que é um NFT?

Vinicius Calado
Advogado e professor universitário

Publicado em: 28/12/2022 05:20 Atualizado em:

Essa dúvida não é apenas sua. Saiba que a sua curiosidade é a mesma de milhões de pessoas, pois a expressão “o que é NFT?” ficou em segundo lugar nas pesquisas realizadas no Google (Brasil), segundo a retrospectiva do buscador de 2022, perdendo apenas para “o que é comunismo?”, mantendo-se entre os 10 assuntos mais buscados no último trimestre do ano.

A sigla NFT vem do inglês Non-Fungible Token (Token Não-Fungível) e, como toda novidade, a gente estranha, olha de lado e pensa: “Isso é um modismo que vai passar” ou ainda “isso é coisa de gente rica demais que gasta milhares de dólares numa figurinha de macaco”.

Mas não é bem assim. Os NFTs fazem parte de uma tecnologia revolucionária que já está no nosso dia a dia e vem se tornando cada vez mais acessível. Eles são a ponta visível de um iceberg chamado blockchain, que é a ferramenta que possibilita a sua existência. E essa tecnologia, por exemplo, já vem sendo utilizada no SUS para os tratamentos dos dados relativos às vacinas, está no agronegócio e em muitas outras áreas.

Da mesma forma que muita gente relutou para começar a utilizar o e-mail, também a tecnologia NFTs passará a fazer parte do seu cotidiano muito em breve.

O fato é que a internet mudou e continua mudando, hoje estamos na sua 3ª fase (web3), que tem como premissa a descentralização e o empoderamento das pessoas. E neste novo mundo que se abre, cheio de novas possibilidades e potencialidades, os NFTs são as portas de entrada.

Um NFT é um ativo digital, uma propriedade sua no mundo virtual que é única e que você pode transferir para quem você quiser (seja uma venda ou um presente, por exemplo). E o mais legal de tudo isso é que você pode criar os seus NFTs, transformando, por exemplo um desenho ou uma pintura (ativo físico) num ativo digital. Isto é, você pode criar um bem no mundo digital sem depender de nenhuma corporação. Esse conceito também pode ser aplicado para serviços, onde apenas o possuidor do NFT teria acesso, substituindo-se o acesso por login e senha que são utilizados hoje, diminuindo os riscos de fraude e usos inadequados.

Numa visão simplista, é possível explicar o NFT como uma chave que pode dar acesso a qualquer produto ou serviço, pois não se limita ao mundo virtual, na medida que um NFT pode representar algo no mundo físico, como um ingresso, uma pintura, uma camisa etc. A tecnologia ainda está se popularizando em muitas marcas como, por exemplo, Lacoste, Adidas, Dolce & Gabanna que já lançaram seus NFTs, inclusive as brasileiras Reserva e Havaianas, entre outras.

Assim, eu recomendo que você conheça um pouco mais dessa tecnologia e reflita se suas aplicações não poderiam ser utilizadas no seu nicho de mercado ou para aprimorar a sua experiência como usuário.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL