Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Exibição de Aquarius em Cannes pode ser palco de protestos contra o fim do MinC Manifestantes pretendem utilizar faixas com frases de protesto durante o tapete vermelho de "Aquarius"

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/05/2016 14:45 Atualizado em: 13/05/2016 15:05

"Aquarius" gira em torno de Clara (Sonia Braga), uma escritora viúva de 65 anos. Foto: Aquarius/Divulgação
"Aquarius" gira em torno de Clara (Sonia Braga), uma escritora viúva de 65 anos. Foto: Aquarius/Divulgação

Após a confirmação de que o Ministério da Cultura será integrado ao da Educação, produtores brasileiros manifestaram opiniões negativas à extinção do MinC. E não é só no Brasil. De acordo com o UOL, um grupo de produtores que estão acompanhando o Festival de Cannes, na França, tem planejado pequenas ações contra o afastamento de Dilma Rousseff da presidência. O portal informa que as articulações estão sendo feitas via Facebook.

Dirigentes políticos e classe artística criticam fusão entre ministérios da Cultura e Educação

Os manifestantes pretendem utilizar faixas com frases de protesto durante o tapete vermelho de Aquarius, filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho, programado para a terça-feira (17). Com o longa entre os indicados à Palma de Ouro, o diretor tem sido questionado sobre o assunto. Ao site UOL disse: "Ainda é cedo para saber o que vai acontecer, mas a extinção do Ministério da Cultura é um péssimo indicador". Apesar de reprovar a integração dos ministérios, o cineasta não confirma se algum ato será realizado durante a exibição do longa no festival.

Além de Aquarius, outra produção cinematográfica pernambucana foi selecionada para a programação do festival. O delírio é a redenção dos aflitos, curta-metragem de Fellipe Fernandes, foi selecionado para a mostra paralela Semana da Crítica. O filme concorre a prêmio com outros nove curtas do mundo inteiro e é o único latino na competição. Os premiados serão anunciados no dia 22 de maio, por júri presidido pela francesa Valérie Donzelli.

 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL