![(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)]() |
Foto: Divulgação |
Oitenta e três filhotes de tartarugas-verde eclodiram na na praia de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife, na manhã desta terça-feira (11). A ação foi acompanhada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), com o apoio dos técnicos do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), voluntários e moradores locais.
As tartarugas costumam desovar ao anoitecer, quando a areia está mais fria. Elas preparam os ninhos com suas nadadeiras, que acolhem cerca de 120 ovos. A incubação desses ovos leva de 45 a 60 dias, e, após esse período, os filhotes quebram as cascas e seguem em direção ao mar.
De acordo com a técnica ambiental do NSU, Jocelane Cavalcanti, Paulista se destaca por ser o local de nascimento de quatro das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo.
“Os moradores gostam de participar desse momento. Muitos não sabem, mas Paulista é reconhecido como o ‘Berçário das Tartarugas Marinhas’”, destacou.
Proteção às tartarugas-marinhas
A Secretaria de Meio Ambiente do Paulista orienta que, ao avistar uma tartaruga marinha desovando ou seus filhotes indo em direção ao mar, é importante manter uma distância segura. Isso evita que o animal se assuste e interrompa o processo.
Em caso de encontro, entre em contato com o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) pelo telefone (81) 9 9836-9947.