![O Homem da Meia-Noite, ícone do carnaval pernambucano, completou 93 anos no dia 2 de fevereiro deste ano (Foto: Divulgação) O Homem da Meia-Noite, ícone do carnaval pernambucano, completou 93 anos no dia 2 de fevereiro deste ano (Foto: Divulgação)]() |
O Homem da Meia-Noite, ícone do carnaval pernambucano, completou 93 anos no dia 2 de fevereiro deste ano (Foto: Divulgação) |
O Homem da Meia-Noite, um dos blocos carnavalescos mais tradicionais de Olinda e que completou 93 anos em 2025, terá um esquema especial de segurança para o desfile, realizado no dia 2 de março.
Neste ano, mais de 420 policiais da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATUR) e da Polícia Militar irão garantir, a pé, a segurança do percurso. Isso representa 10% de efetivos a mais, se comparado com o ano anterior.
Além disso, os foliões contarão com apoio do Corpo de Bombeiros e 35 totens da Prefeitura de Olinda estarão monitorando o Sítio Histórico com 135 câmeras.
O esquema de segurança contará, ainda, com viaturas operacionais, apoio aéreo, dois postos de comando e quatro plataformas de segurança. Para prevenção, a Secretaria de Defesa Social recomenda que os foliões cadastrem seus smartphones através do “Alerta Celular” para auxiliar o trabalho de recuperação feito pela polícia.
O percurso do Homem da Meia-Noite tem cerca de 3.9 km, saindo do Largo do Bonsucesso e passando por locais como o Largo do Amparo, os 4 Cantos, Praça Monsenhor Fabrício, Largo Guadalupe, até retornar para a sede pelo Largo do Amparo.
Confira o percurso completo:
- Largo do Bonsucesso
- Praça do Seplama
- Sede
- Largo do Amparo
- Rua do Amparo
- 4 Cantos
- Bernardo Vieira de Melo
- Rua de São de Bento
- Praça Monsenhor Fabrício (Prefeitura)
- Rua 27 de Janeiro (Sede da Pitombeira)
- Prudente de Morais
- 4 Cantos
- Rua do Amparo
- Largo do Amparo
- Nossa Senhora do Guadalupe
- José Ramalho
- Cândida Luísa
- Largo Guadalupe
- Retorna para sede pelo Largo do Amparo
Homem da Meia Noite completou 93 anos
O Homem da Meia-Noite, ícone do carnaval pernambucano, completou 93 anos no dia 2 de fevereiro deste ano e a celebração contou com um uma festa no Marco-Zero, no Recife. O Calunga navegou sob as águas do Rio Capibaribe, marcando o início de um cortejo que levará foliões e blocos tradicionais até o Paço do Frevo.
Ao longo do trajeto, blocos como Líricos Batutas de São José, Bloco das Flores, Bloco da Saudade, Cordas e Retalhos, Bonde Bloco Carnavalesco e Flor da Lira acompanharam a celebração.
O Homem da Meia-Noite é um tradicional bloco carnavalesco de Olinda, fundado em 1931 por Luciano Anacleto de Queiroz e outros integrantes, sendo um dos mais antigos do Sítio Histórico da cidade de Olinda.
O bloco é conhecido pelo boneco gigante, criado por por Benedito Bernardino da Silva, marceneiro e entalhador, e pelo pintor de paredes Luciano Anacleto de Queiroz. Este bloco desfila sempre à meia-noite do sábado de Carnaval e é reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Pernambuco desde 2006.