Judiciário
TJPE e Unicap assinam protocolo de intenções na área de conciliação e mediação
A meta é fazer o credenciamento de câmara privada de mediação e conciliação pelo TJPE na Unicap
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 12/12/2024 09:42 | Atualizado em: 12/12/2024 10:26
TJPE fica no Recife (Foto: Arquivo) |
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, e o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens, assinaram um protocolo de intenções de cooperação técnica.
A meta é fazer o credenciamento de câmara privada de mediação e conciliação pelo TJPE na Unicap, integrando a Escola de Consenso, inaugurada pela Universidade, no início deste mês, com cursos de extensão na área.
O desembargador Ricardo Paes Barreto frisou que o reforço à conciliação é um dos principais nortes de sua gestão e que a parceria entre Tribunal e Unicap viabilizará mais um instrumento neste sentido:
"Teremos um equipamento bem preparado e estamos felizes com essa ação conjunta", disse. O padre Pedro Rubens falou do que cerca a iniciativa: "É um encontro de duas instituições que, por sua vez, estão marcando um encontro com a população. Estamos construindo o consenso", definiu.
A instalação da Câmara Privada de Conciliação e Mediação, prevista para o segundo semestre de 2025, vai trazer mais uma oportunidade de acesso ao serviço de conciliação, que evita congestionamentos na Justiça e agiliza o fim de conflitos. A Escola do Consenso, por sua vez, vai preparar profissionais para a mediação e a resolução de conflitos, com cursos de extensão e oficinas, além de serviços à comunidade por meio da Câmara de Mediação.
Participaram da solenidade de assinatura os desembargadores Erik Simões, coordenador do Núcleo de Conciliação do TJPE, Élio Braz e Alexandre Pimentel, e o juiz José Alberto Freitas Filho, coordenador da Central de Audiências da Capital. Na comitiva da Unicap, em torno de dez diretores e professores envolvidos com o projeto.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS