Transporte público
Consórcio faz alerta para risco de "surf" em ônibus em terminal no Centro do Recife
Técnicos realizaram panfletagem e fizeram minipalestra, alertando para os riscos que correm com a prática de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 12/07/2024 13:55 | Atualizado em: 12/07/2024 14:03
![]() |
Campanha contra "surf" em ônibus foi realizada nesta sexta (12) (Foto: Grande Recife Consórcio ) |
O Grande Recife Consórcio de Transporte realizou, nesta sexta (12), mais uma ação para alertar para o risco de "surf" em ônibus.
A Campanha "Pegar Bigu e Surfar, nem pensar" chegou ao o Terminal Integrado Recife, localizado no bairro de São José.
Técnicos realizaram panfletagem e proferida minipalestra, alertando para os riscos que correm com a prática de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus.
Segundo o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, foi realizado estudo pelo Consórcio onde se constatou que aos domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do "surf" nos coletivos.
"Queremos conscientizar esses jovens que essa prática não é um esporte, e sim, extremamente perigosa, colocando sua vida em risco. Além disso, com essas ações, estamos garantindo a segurança dos passageiros, salvando vidas e preservando o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema", destacou.
Além disso, por determinação de Freitas, técnicos de vistoria do Consórcio participaram da ação analisando os itens de acessibilidade, como a Plataforma Elevatória Veicular – PEV, assentos preferenciais, balaustre, cinto de segurança do cadeirante e a comunicação visual voltada para a acessibilidade. Os ônibus que não estavam de acordo com a legislação vigente foram autuados e determinados seu recolhimento.
Kathia Sena, gerente de Fiscalização do consórcio, destacou o incessante trabalho das gerências de Fiscalização e da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do CTM, vêm realizando baseados nas informações das operadoras e dos usuários, nos terminais integrados da RMR. "Solicitamos que todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento, para que possamos mapear os locais com maior incidência dessa prática, para direcionar a estratégia em campo, concluiu".
Como denunciar
Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS