Lázaro de Pernambuco
Lázaro de Pernambuco é condenado a mais de 43 anos de prisão; saiba detalhes
Edson Edson Cândido Ribeiro foi a júri popular em Glória do Goitá nesta quarta-feira (17)
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 17/01/2024 19:45 | Atualizado em: 17/01/2024 21:20
![]() |
Pelo crime de homicídio, Edson Cândido Ribeiro foi condenado a 30 anos e recebeu mais dez anos de pena pelo crime de estupro e mais três anos e oito meses pelo crime de furto (Foto: Arquivo/DP) |
Edson Cândido Ribeiro, homem que ficou conhecido como o "Lázaro de Pernambuco", foi condenado em um júri popular à pena de 43 anos e 8 meses de reclusão pelo homicídio triplamente qualificado da estudante Jailma Muniz da Silva, de 19 anos. O julgamento foi realizado nesta quarta-feira (17), na Vara Única da Comarca de Glória do Goitá, na Zona da Mata do estado.
Em sessão presidida pelo juiz Gabriel Araújo Pimentel, os jurados acataram integralmente a tese do Ministério Público de Pernambuco. O “Lázaro de Pernambuco” foi condenado por ter cometido um homicídio por motivo torpe, meio cruel e com a utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Pelo crime de homicídio, Edson Cândido Ribeiro foi condenado a 30 anos e recebeu mais dez anos de pena pelo crime de estupro e mais três anos e oito meses pelo crime de furto.
Relembre o caso
A agricultora Jailma Muniz da Silva estava levando o almoço para a mãe, que trabalha na roça, quando foi abordada pelo acusado, que a levou para um matagal, a estuprou e matou. Logo após assassinar a vítima com golpes de faca, Edson Cândido Ribeiro fugiu, levando o aparelho celular da jovem.
O corpo de Jailma foi encontrado no dia 31 de janeiro de 2022, a cerca de 100 metros de onde morava. Edson foi preso em 7 fevereiro do mesmo ano e ganhou este apelido devido à dificuldade da polícia em localizá-lo, assim como o caso de Lázaro Barbosa, no Distrito Federal.
Para encontrar o acusado, foram mobilizados cães, viaturas policiais, helicópteros e, somente depois de uma intensa busca, Edson se entregou. O Ministério Público classifica que os crimes cometidos por ele possuem requintes de crueldade.
Histórico de crimes
O “Lázaro de Pernambuco” ainda irá responder pelo feminicídio de Kauany Mayara Marques da Silva, de 19 anos. O corpo da vítima foi encontrado no dia 1º de fevereiro de 2022 dentro de um bueiro que corta a comunidade de Capuchinho, em Glória do Goitá.
Além destes crimes, ele tem passagem pela polícia por delitos cometidos em 2013. Em fevereiro, quando foi preso, Edson estava há quatro meses em liberdade condicional, depois de já ter cumprido pena de sete anos por roubo e estupro.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS