Diario de Pernambuco
Busca

CATÓLICOS

Alepe realiza homenagem a dom Fernando Saburido

Publicado em: 07/08/2023 21:05 | Atualizado em: 08/08/2023 00:08

 (Sandy James/ESP DP)
Sandy James/ESP DP

Em homenagem aos 14 anos como arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido prestigiou, nesta segunda-feira (7) à noite, a sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), no Recife, que agraciou seu trabalho liderando os católicos no estado.
 
"Fico muito grato pela sensibilidade das pessoas, pelo carinho demonstrado. Realmente, eu tenho um amor muito grande por essa Arquidiocese, e isso só faz me comprometer ainda mais com esse povo bom, e me animar, para que eu possa continuar, de outra forma, servindo a igreja. Cada tempo tem as suas necessidades, os seus desafios. E agora será um tempo novo para mim. Vamos ver o que Deus está querendo para o futuro", disse.
 
Esta é a última semana de dom Saburido no comando da Arquidiocese. O novo arcebispo, eleito pelo papa Francisco, será dom Paulo Jackson, ex-bispo de Garanhuns. Ele tomará posse neste domingo (13). A passagem do báculo (símbolo do pastoreio) será realizada no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no Recife, às 15h. Após o evento, Dom Fernando, que irá residir no Convento de Olinda, será arcebispo emérito. 
 
A sessão foi promovida pelo deputado estadual Sileno Guedes (PSB). "Dom Fernando é muito mais do que um simples pastor da igreja católica. Dom Fernando para nós pernambucanos é aquela voz que se colocou sempre a favor dos menos favorecidos, daqueles que mais precisavam, daquele que falou porque não tinha voz para falar. Então, essa casa, que é a casa da representação, fica muito feliz em poder homenagear esse homem, que lá atrás foi ordenado por Dom Helder Câmara. A gente percebe hoje que ele teve durante a sua vida uma grande inspiração a partir daquele momento", explicou o parlamentar.
 
No evento, os artistas Cristina Amaral, Almir Rouche, Dudu do Acordeon e Nena Queiroga cantaram músicas religiosas e canções tradicionais do Nordeste.  

TRAJETÓRIA
Dom Fernando Saburido foi nomeado oficialmente em 1° de julho de 2009 e empossado em 16 de agosto de 2009. Sua trajetória durou até 14 de junho deste ano quando anunciou sua renúncia atendendo às exigências do Código de Direito Canônico. Em 14 de junho, o papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do então arcebispo e nomeou dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa como novo responsável pela Arquidiocese de Olinda e Recife.  
 
Ainda esta semana haverá outras celebrações e homenagens na despedida de dom Saburido. A mais importante para o religioso será nesta quinta-feira (10), às 10h, em Juçaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. Terra natal do hoje administrador apostólico, em Juçaral será lançada a pedra fundamental onde será erguida uma estátua de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil. Sempre foi um sonho do líder católico que Juçaral tivesse um marco cristão para que possa receber fiéis, explorando o turismo religioso local, em uma região muito carente. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL