Clouds27° / 28° C

PREMIAÇÃO

Estudante de Petrolina conquista prêmio literário em concurso nacional

Publicado em: 10/08/2021 17:21

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
"E da janela, eu paro, eu olho e suspiro. Me encontro diante das minhas inseguranças, frente a minha intensidade [...]". Esses são os versos iniciais do poema Canetas Permanentes, escrito pela estudante Cecília Arrunátegui Miranda, de 16 anos de idade. Com a autoria, ela conquistou a terceira colocação na categoria Juvenil do I Concurso de Poesias da Biblioteca Pública Castro Alves, promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Foi a primeira vez que a estudante participou de um concurso literário. 

Natural de Petrolina, Cecília teve o poema selecionado entre 765 inscrições de todos os estados do país. Como premiação, a estudante recebeu um pack de livros, três meses de acesso gratuito à biblioteca digital, através da Árvore de Livros - que possui mais de 30 mil livros -, certificado de Honra ao Mérito, além de publicação do poema em livro digital no formato e-book, que será lançado durante a 36ª Feira do Livro com previsão de 6 a 17 de outubro, em Bento Gonçalves.

"Ter minha poesia, escrita durante a pandemia, escolhida entre as três melhores, representa a força de expressão das emoções humanas, que tantas pessoas tem medo de expor. E acima de tudo, é um caminho que muito mais gente pode seguir, então fico feliz por saber que de alguma forma, por mais que pequena, posso servir de inspiração para alguém", celebrou a estudante, que escreve desde os 8 anos de idade e tem Carlos Drummond de Andrade como grande referência. 

A diretora Pedagógica do colégio Plenus, onde Cecília estuda, pontuou os projetos desenvolvidos na unidade de educação como fonte de estímulo à leitura. "Criamos, há 12 anos, os clubes de leitura Leia e Leia Mais, nos quais desenvolvemos projetos de publicações literárias, feiras de livros, metas de leitura e concursos literários, além de programas como o Fuscateca, que distribui livros nas comunidades carentes do município", explicou Sílvia Santos.

O I Concurso de Poesias da Biblioteca Pública Castro Alves é voltado para publicações inéditas em todo país e tem como objetivo fomentar a produção literária através das categorias adulto, juvenil e infantil. 






Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua