Diario de Pernambuco
Busca

Homenagem

Festival de Cultura Judaica homenageia centenário de Clarice Lispector

Publicado em: 07/12/2020 15:14

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
No próximo dia 13, será realizado o tradicional Festival da Cultura Judaica, evento que integra o calendário cultural do Recife. Em sua 29ª edição, o Festival assume, este ano, uma nova perspectiva, saindo do modelo de uma grande festa na rua para ser transmitido ao vivo a partir da Sinagoga Kahal Zur Israel, localizada na Rua do Bom Jesus.

Com o tema “Clarice: de Recife para o mundo”, o Festival Judaico irá reverenciar e celebrar o universo da renomada escritora. “Vivenciaremos a cultura judaica integrando o Recife às diversas comunidades judaicas brasileiras e aquelas espalhadas ao redor do mundo”, destaca Sônia Sette, presidente da Fipe. Nesta edição, de forma inédita, o evento contará com interações ao vivo diretamente de Israel.

Na programação, haverá apresentações musicais, dança, literatura e história judaica. Na cena musical contará com vários artistas, como Santanna, o Cantador, homenageará o Recife. Betto do Bandolim, evocará músicas locais do período que aqui Clarice viveu. Fortuna Safdié, trará tanto a música íidiche, da Europa Oriental de onde veio a família de Clarice, como a música em ladino, típica do judaísmo ibérico.

Diretamente de Tel-Aviv, Joca Perpignan mostrará uma mescla de músicas brasileiras e israelenses. E ao longo de todo o Festival, a Orquestra Messibah, formada por David Katz, Marcio Guendler e Paulo Ludmer, junto com Lucio Azevedo, embalará a todos os espectadores com a diversificada música judaica, em particular com músicas da festividade de Chanuká, que estará ocorrendo na ocasião do Festival.

No aspecto memória, o evento terá a participação da professora de literatura, Tereza Monteiro e Leonardo Dantas. Autora de “Eu sou uma pergunta, uma biografia de Clarice Lispector” e “O Rio de Clarice - passeio afetivo pela cidade”, Monteiro vai contar sobre a trajetória da personagem, desde as suas origens na Ucrânia, passando por sua infância e início da adolescência no Recife, e chegando ao Rio de Janeiro. O jornalista e historiador Leonardo Dantas ajudará a compreender o Recife em que Clarice viveu, particularmente as nuances da vida no bairro da Boa Vista, através da história e das curiosidades que marcavam a capital pernambucana da época.

O 29º Festival da Cultura Judaica será transmitida no próximo dia 13, das 16 às 19h, pelo canal do youtube da Federação Israelita de Pernambuco (Fipe). Não é necessário de inscrever para acompanhar a programação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL