Diario de Pernambuco
Busca

Meio Ambiente

Começa a Conferência Brasileira do Clima no Recife

Publicado em: 06/11/2019 08:28 | Atualizado em: 06/11/2019 10:38

 (Foto: Marcionila Teixeira/DP.)
Foto: Marcionila Teixeira/DP.

A Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) começa nesta quarta-feira (6) e segue até sexta-feira (8) no Recife. O prefeito Geraldo Julio, presidente para a América do Sul do ICLEI - Rede de Governos Locais Pela Sustentabilidade ligada à ONU - assina decreto que reconhece a situação de Emergência Climática global e coloca o Recife num movimento com mais de 1000 locais e entidades no mundo que já reconheceram a situação do clima no mundo como uma Emergência.

Também será lançado o Plano de Adaptação Climática do Recife, intitulado Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas e Estratégia de Adaptação do Município do Recife. Após o lançamento, o Plano será melhor detalhado no Painel “Adaptação e Vulnerabilidade Climática no Planejamento das cidades”. O encontro acontece no Arcádia Paço Alfândega, a partir das 8h30.

Outra novidade é a Declaração do Recife: um compromisso para a descarbonização da economia brasileira, carta que sugere compromissos a serem adotados pelos diversos atores da sociedade brasileira com objetivo de priorizar o cumprimento da agenda de descarbonização e fortalecimento da resiliência no Brasil.

A Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) tem o compromisso de promover um debate nacional e apontar soluções para cumprir o acordo de Paris. Reúne ONGs, comunidade científica, movimentos sociais, governos e o setor privado e público brasileiro. Serão três dias de diálogo e mais de 50 painéis e atividades em nove diferentes espaços. O evento - que é de organização coletiva e tem entre os correalizadores o Governo de Pernambuco, Centro Brasil no Clima, WWF, Instituto Ethos e Iclei - apresentará experiências, negócios, tecnologias e políticas brasileiras que contribuem para frear o aquecimento global.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL