Mobilidade

Zona Azul Digital Recife deve passar por ajustes até a próxima segunda

Publicado em: 26/06/2019 07:51 | Atualizado em: 26/06/2019 08:14

Um dos problemas relatados pelos usuários foi na busca pelo app, nas lojas dos sistemas Android e iOS.
Foto: Bruna Costa/Esp.DP Foto. (Um dos problemas relatados pelos usuários foi na busca pelo app, nas lojas dos sistemas Android e iOS.
Foto: Bruna Costa/Esp.DP Foto.)
Um dos problemas relatados pelos usuários foi na busca pelo app, nas lojas dos sistemas Android e iOS. Foto: Bruna Costa/Esp.DP Foto. (Um dos problemas relatados pelos usuários foi na busca pelo app, nas lojas dos sistemas Android e iOS. Foto: Bruna Costa/Esp.DP Foto.)

No primeiro dia em que o aplicativo Zona Azul Digital Recife ficou disponível para download, mais de três mil transferências foram registradas. Muitos usuários reclamaram de dificuldades para fazer o download do app e de erros operacionais, como a página de Termos de Uso que estava fora do ar. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que “esses erros são comuns” e que a plataforma deve estar passando por ajustes até o dia 1º de julho, quando a Zona Azul digital começa a ser operacionalizada.

Um dos problemas relatados pelos usuários foi na busca pelo app, nas lojas dos sistemas Android e iOS. “Quem fez a busca por Zona Azul Digital Recife nesse primeiro dia (ontem) foi direcionado para o aplicativo de Pelotas (RS). Estamos atualizando nossa base de dados, aumentando o número de palavras-chaves, para que ao digitar o nome do app, Zona Azul Digital Recife, apareça o nosso como primeira opção. Isso faz parte do desenvolvimento do aplicativo”, disse o  gerente geral de engenharia de tráfego da CTTU, Gustavo Sales.

Outra questão que gerou desconforto para quem baixou o programa foi um aviso no cadastro. “Tenho ciência de que os dados poderão ser compartilhados com empresas parcerias da Mobilicidade para fins de marketing e/ou oferta de novos produtos e/ou serviços, bem como para utilização em produtos e serviços de análise de crédito e realização de negócios”. Só é possível fazer o download do app após concordar com esse aviso. 

Segundo Sales, o Mobilicidade é uma plataforma que engloba uma série de aplicativos e o compartilhamento de informações e dados seria para facilitar a vida do usuário caso eles desejem se cadastrar em outros programas da plataforma. “Mais de 300 mil usuários no Recife já possuem cadastro no Mobilicidade, que já administrou apps como Porto Leve, Bike PE e Zona Azul Eletrônica e atualmente possui o Pague Park. De toda forma, estamos trabalhando com uma operação financeira dentro do app, que fornece informações fiscais e a plataforma precisa confirmar dados como a veracidade e titularidade do cartão de crédito, por exemplo”, justificou o engenheiro de tráfego. 

Ele lembra que o Recife já passou por um período de testes com a Zona Azul Eletrônica, que funcionou entre 2009 e 2015. “Essa ferramenta de Zona Azul Digital já existe em todo o Brasil e sempre quando a operação é iniciada, surgem erros e dúvidas, sobretudo no cadastro. Hoje o pessoal do atendimento passou o dia tirando esse tipo de dúvida. Por isso, nós pedimos que as pessoas façam logo o download para fazer as correções necessárias e outras melhorias até o dia 1º de julho”, afirmou Gustavo Sales. 

Ferramenta
O aplicativo será utilizado pelo cidadão para compra de cartões de Zona Azul digital, a partir da próxima segunda-feira (1º). As folhas de Zona Azul impressas ainda poderão ser utilizadas pelo cidadão até 31 de julho e depois perdem a validade. Os condutores que ainda possuírem folhas e desejarem realizar a troca por cartões digitais deverão comparecer a CTTU, em Santo Amaro, no período entre 1º de julho até 1º de agosto. A sede da CTTU fica na Rua Frei Cassimiro, 91 e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

O usuário que quiser estacionar em uma das vagas de Zona Azul distribuídas pela cidade do Recife deverá fazer o download do aplicativo e, ao abrir o programa, cadastrar dados pessoais como nome, data de nascimento, número de contato e CPF, senha pessoal e a forma de pagamento, além da placa do veículo. O sistema permite o cadastro de até três placas. Para ativar a vaga de Zona Azul, o usuário deve escolher entre uma das placas cadastradas e clicar no botão “ativar”.

“Além do aplicativo, o cidadão poderá comprar o cartão digital por meio dos pontos de venda. Basta que o usuário se dirija ao local, informe a placa do veículo e escolha a forma de pagamento, que poderá ser débito, crédito ou em dinheiro. A partir daí, será emitido um comprovante de pagamento e a vaga já estará ativada - sem a necessidade de voltar ao veículo”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
 
Estacionamento
Atualmente, Recife conta com mais de 3.200 vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL