Diario de Pernambuco
Busca

Dicas

Corrida em trilha: Project Trail Run dá dicas para iniciantes; confira

O Project Trail Run (PTR) promove uma corrida em trilha no dia 9 de junho em Gravatá e orienta iniciantes a como ter uma experiência única

Publicado em: 20/05/2024 17:13 | Atualizado em: 20/05/2024 17:14

Em Gravatá, a corrida será feita no Alto do Cruzeiro e terá quatro percursos (Foto: PTR via Instagram)
Em Gravatá, a corrida será feita no Alto do Cruzeiro e terá quatro percursos (Foto: PTR via Instagram)
O Project Trail Run (PTR) irá realizar uma corrida em trilha no município de Gravatá, no Agreste, no dia 9 de junho. Atletas iniciantes e profissionais de todo o estado já podem realizar a inscrição através deste link. Para orientar os atletas que estão começando agora a participar deste tipo de corrida, o PTR reuniu algumas orientações para facilitar a experiência.

Optar por um percurso mais favorável

Os organizadores da PTR recomendam que os atletas iniciantes comecem com percursos curtos e fáceis, de no máximo 5 km, e que priorizem terrenos planos ou com poucas subidas e descidas íngremes. É importante que o participante se adapte de forma gradativa ao ritmo da trilha e apreciando a paisagem e os sons da natureza.

Estar bem equipado

O atleta deve ter um bom tênis para participar de uma corrida de trilha. Isso facilita a  aderência, estabilidade e proteção contra impactos. Também é fundamental estar munido de água, protetor solar, repelente de insetos, um pequeno kit de primeiros socorros e uma lanterna frontal em caso de corrida noturna.

Companheirismo e segurança

É importante, principalmente para o atleta iniciante, que a corrida não seja feita de forma solitária nas trilhas. Levar amigos experientes que possam ajudar no trajeto é uma boa maneira de ter uma experiência ainda melhor. Também é válido verificar as condições do clima um dia antes. 

Explorar o ambiente e aproveitar a experiência

A corrida de trilhas permite uma conexão com a natureza e, por isso, é essencial respeitar o meio ambiente, não deixar lixo no local e seguir as trilhas demarcadas. Durante a trilha haverá pontos para descarte ideal do lixo e não há necessidade de poluir o caminho.

Corrida em Gravatá

Em Gravatá, a corrida será feita no Alto do Cruzeiro e terá quatro percursos, um a mais que a feita em Itapuama, são eles os de 5km, 10km, 17km e 32km.

Os participantes receberão auxílio desde o momento da inscrição, com o  recebimento de kits para utilizarem na disputa. No dia da corrida na trilha, serão oferecidos pontos de hidratação, insumos, policiamento, segurança de trânsito, bombeiros, profissionais de saúde e orientação nos percursos.

A PTR destaca que o evento é voltado para atletas formados por públicos masculinos, femininos, profissionais, iniciantes, Pessoas com Deficiência, jovens e idosos. São oferecidos descontos de 50% na inscrição para atletas 60+ e Atletas PCD.
Tags: gravatá | corrida | trilha | ptr |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL