Diario de Pernambuco
Busca

Vestibular

SSA1 e SSA2: Dias decisivos para os feras da UPE

Estudantes responderão, neste domingo e na segunda-feira, as questões do Seriado de Avaliação 1 e 2

Publicado em: 02/12/2018 10:22 | Atualizado em: 02/12/2018 11:35

Artur Libório, estudante do 2º ano, analisou provas anteriores. Fotos: Camila Pifano/Esp. DP

Depois da maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da última fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), que aconteceram em novembro, chegou a vez de os estudantes do primeiro e do segundo anos do ensino médio terem os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo testados no último processo seletivo de 2018 no sistema seriado. Neste domingo (2) e nesta segunda-feira, serão realizadas a primeira e a segunda etapas do Sistema Seriado de Avaliação, com 24.111 candidatos inscritos no SSA1 e 16.838 no SSA2.

Por ser composto por provas que dividem os conteúdos por série, feitas ao longo de três anos, e terem concorrência apenas entre alunos do ensino médio de Pernambuco – ao contrário dos processos que usam a nota do Enem, por exemplo, abertos para todo o país – o Sistema Seriado de Avaliação é considerado a forma mais fácil de ingressar no ensino público superior no estado. Para conseguir uma boa nota ao fim do processo, os estudantes precisam ter conquistado bons índices de rendimento nas três provas, ou seja, é preciso estar focado desde o primeiro ano do ensino médio. De acordo com professores e especialistas em educação ouvidos pelo Diario, para se dar bem no SSA, se faz necessário trabalhar os conteúdos e o amadurecimento do aluno de forma diferenciada desde o último ano do ensino fundamental.

Por causa do Seriado, a transição do nono ano do fundamental (antiga oitava série) para o ensino médio tem sido alvo de preocupação maior das escolas. “A maior chance de entrar em uma universidade pública em Pernambuco hoje é pelo SSA. Por isso, temos que começar a preparar desde o ensino fundamental sim”, afirma a gerente educacional do Colégio Damas, Ceres Campêlo. Mudança na matriz curricular, aumento na carga horária dos alunos concluintes do ensino fundamental são algumas medidas adotadas. “Passamos a usar questões de simulados, aumentando a quantidade gradualmente, sempre considerando a idade e o amadurecimento do aluno”, destaca.

A percepção sobre a importância de trabalhar melhor a transição entre os níveis escolares se deu a partir de demanda dos próprios estudantes. “Quando chegavam à última etapa do SSA, já no terceiro ano do ensino médio, muitos alunos chegavam para desabafar e dizer que queriam ter tido maturidade para encarar a primeira prova de outra forma. Foi quando entendemos que precisávamos fazê-los despertar para essa importância desde cedo”, diz Ceres.

Foi como a estudante do segundo período de medicina da UPE Renata Mota, de 18 anos, encarou o exame. Ela ingressou no ensino médio focada em passar no SSA. A determinação nos três anos finais da educação básica foram, na visão da própria universitária, fundamental para conseguir uma vaga no curso. “Como no Seriado as provas acontecem em dias e anos distintos, o candidato pode amadurecer e melhorar o desempenho ao longo dos anos. É diferente do Enem, que acontece em apenas duas semanas. Se você não for bem nelas, será determinante para o seu resultado. No SSA, dá tempo de melhorar”, observa Renata. Ela indica, porém, que os estudantes de ensino médio encarem a responsabilidade com leveza. “São três anos importantes de sua vida, então estude, mas não deixe de viver”, aconselha.
 
Prova tem textos menos extensos do que o Enem

No primeiro dia, serão 44 questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Já no segundo dia, eles responderão a 46 questões de biologia, química, história, geografia e sociologia. Os estudantes terão quatro horas para fazer responder as provas e só poderão sair das salas após três horas de início dos testes.

Os estudantes do SSA 1 farão as provas no horário da manhã, das 8h15 às 12h15. Para eles, os portões fecham às 8h. Já os alunos do SSA 2 realizam os testes à tarde, das 14h15 às 18h15. Os portões serão fechados às 14h. Ao receberem as provas, os candidatos devem fazer uma leitura com calma das questões. Essa é a dica da professora do Colégio Damas Silvana Muniz. “A banca da UPE é preocupada em atualizar o processo seletivo. São textos menos extensos (em comparação com o Enem) e que provocam reflexão. Uma dica importante é não deixar de observar as imagens que aparecem na prova. Elas podem ajudar a resolver a questão”, afirma. A professora de geografia Amélia Ribeiro também acredita que temas atuais devem aparecer nas provas. “São esperados temas como problemas ambientais e outras atualidades”, diz.

O estudante do segundo ano do ensino médio Artur Libório, 16 anos, analisou as provas dos anos anteriores do Sistema Seriado de Avaliação para se preparar para os testes que vai encarar neste domingo e nesta segunda. “Já fiz o SSA 1 e tive uma boa nota no primeiro ano. Agora, é manter a nota nas duas próximas fases”, pontua o estudante que vai fazer o SSA 2 e quer ingressar no curso de engenharia mecânica da UPE.

Resultado
O desempenho individual dos estudantes nas duas fases será divulgado até o dia 15 de março de 2019, apenas no sistema de inscrição. A nota para concorrer a uma vaga da universidade, porém, só é obtida ao final de todo o processo, ou seja, da realização das três etapas do SSA. Para o cálculo da nota final, os resultados do SSA 1 e do SSA 2 são multiplicados por três. Já a nota do SSA 3 é multiplicada por quatro. Os resultados dessas três contas são somadas e divididas por dez. O resultado dessa operação é a nota final do candidato com a qual ele concorre a uma vaga na UPE.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL