Religião

Arquidiocese celebra Corpus Christi com os ministros da Eucaristia

Publicado em: 28/05/2018 12:20 | Atualizado em: 28/05/2018 12:36

Festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia. Foto: Paulo Paiva/ DP

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá a solenidade de Corpus Christi na próxima quinta-feira (31), às 9h, na Catedral de Olinda, no Alto da Sé, na Cidada Alta. A procissão do Santíssimo Sacramento acontecerá após a missa e seguirá pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento, no pátio do mosteiro de São Bento.

Neste Ano Nacional do Laicato, quando toda a Igreja agradece pelo serviço pastoral dos leigos, o arcebispo convida todos os ministros extraordinários da distribuição da Sagrada Comunhão a participarem na solenidade de Corpus Christi, na Sé.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A cerimônia acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar.

Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós. A solenidade de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV no século XIII para celebração na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes (60 dias após a Páscoa). Na solenidade, canta-se o ofício de Sião, composto por São Tomás de Aquino, e reserva-se um momento para a adoração ao Santíssimo e procissão eucarística.

Por conta da vivência do Ano Nacional do Laicato, estabelecido pela CNBB em 2018, a Igreja valoriza a vocação e o serviço de leigos e leigas atuantes em todas as paróquias. Dentre estes serviços, está o ministério extraordinário da distribuição da Sagrada Comunhão.

Para render graças pelo serviço pastoral dos leigos, o arcebispo dom Fernando Saburido convida os ministros extraordinários da distribuição da Sagrada Comunhão de toda a Arquidiocese a participarem da Missa e da procissão de Corpus Christi.

Conforme destaca o monsenhor José Albérico Bezerra, Cura da Catedral Metropolitana e vigário episcopal de Olinda, na celebração, todos os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão vão renovar o compromisso que assumiram ao iniciarem este ministério nas comunidades paroquiais.

O monsenhor Albérico explica ainda que a solenidade é uma “Festa de Guarda”, obrigatória para os católicos e que a procissão do Santíssimo, neste dia, é uma recomendação do Código de Direito Canônico, para testemunhar publicamente a adoração e veneração do Corpo de Cristo. A Arquidiocese solicita aos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão que levem a veste litúrgica.

O trajeto da procissão Eucarística é o seguinte: Catedral da Sé (rua Bispo Coutinho), rua Saldanha Marinho (lateral da igreja da Misericórdia), rua do Amparo, Quatro Cantos, rua Bernardo Vieira de Melo, rua de São Bento e pátio do Mosteiro de São Bento. No pátio de São Bento será concedida a solene bênção do Santíssimo Sacramento aos fiéis.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL