Inclusão Acessibilidade no Parque Capibaribe em debate Discussão está sendo feita na tarde desta quarta-feira

Publicado em: 08/06/2016 15:53 Atualizado em:

Na tarde desta quarta-feira, o Parque Capibaribe realiza o encontro "Parque Inclusivo" sobre a acessibilidade do projeto, desenvolvido pelo INCITI, grupo de pesquisa e Inovação para a Cidades da Universidade Federal de Pernambuco em convênio com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O evento acontece no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

Na ocasião, o coordenador do INCITI, Luiz Vieira, arquiteto, paisagista e professor da UFPE, irá apresentar acessibilidade do projeto Parque Capibaribe. O intuito é que pessoas idosas e pessoas com deficiência visual, auditiva, motora ou intelectual possam conhecer o projeto e dialogar sobre suas necessidades específicas. O encontro é uma iniciativa de Manuel Aguiar, cego e consultor em acessibilidade, e conta com apoio do Cais do Sertão. O evento terá audiodescrição e intérprete de Libras da COM Acessibilidade Comunicacional. O acesso é gratuito. O auditório tem capacidade para 70 pessoas.

A abertura do evento será feita por Gilberto Freyre Filho, coordenador do Instituto da Gestão (INTG) e o debate será mediado por Manuel Aguiar, coordenador de acessibilidade e inclusão do INTG. Estão sendo convidados para o encontro técnicos em acessibilidade, arquitetos urbanistas e gestores de instituições representativas como Núcleo de Acessibilidade da UFPE, Conselhos Estadual e Municipal do Direito das Pessoas com Deficiência, Instituto de Cegos, Superientendência Estadual da Pessoa com Deficiência (Sead), Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, Fórum Permanente de Museus Acessíveis, Ministério Público, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho do Idoso, Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, entre outros.

Sobre o Parque Capibaribe

O Parque Capibaribe é desenvolvido por meio de um convênio entre a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto consiste em implantar um sistema de mobilidade não-motorizada com passeios e ciclovias além de revelar paisagens do Rio Capibaribe com áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações. O Parque Capibaribe propõe também plantio de árvores e aumento do solo permeável visando preparar a cidade para enfrentar os efeitos de mudanças climáticas. O Parque se estenderá por 30 km, todo o percurso do Rio Capibaribe, articulando espaços públicos existentes em uma área de influência de 42 bairros. O Parque Capibaribe é o ponto de partida para que o Recife se torne uma Cidade-Parque em 2037, quando Recife comemora 500 anos. O conceito Cidade-Parque considera espaços públicos de qualidade que promovam o encontro entre as pessoas, o meio ambiente, reafirmando culturas locais e gerando novas oportunidades de transformações sociais e econômicas.

Parque Inclusivo
Local: Museu Cais do Sertão
Acesso gratuito
Mais informações: 3089.2974 (Cais do Sertão) | 81 3037.6689 (INCITI) | info@inciti.org

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL