Diario de Pernambuco
Busca
Os desafios de ser mãe em época de quarentena

Isis Lopes
Empresária; CEO do Grupo Villa Kids & Teens; sócia-proprietária da BYCP e da Suporte Informática; Graduada em Comunicação Social com especialização em Gestão de Pessoas

Publicado em: 02/06/2020 03:00 Atualizado em: 02/06/2020 05:23

Em épocas de pandemia, ser mãe - e empresária -  traz seus novos desafios. Como empresária, atualmente estou trabalhando em casa, em home office, e as minhas duas filhas estão tendo aulas on-line, no sistema de EaD. É algo totalmente novo para nós três. Com a rotina de trabalho nas lojas e na empresa de informática, não era comum eu ficar por tanto tempo em casa durante a semana, assim como as meninas também não.

Para tentar nos adaptar a essa nova realidade - pois não é nada fácil conciliar o home office e os cuidados com as meninas -, sentamos e fizemos um planejamento da nossa rotina, tentando fazer com que fiquem semelhantes. Por exemplo, no momento que estou trabalhando, elas estão desempenhando alguma atividade como assistir aula, fazer as atividades escolares, os desenhos e até assistir filmes, mas tudo com horários pré-definidos.

É superimportante que cada uma tenha a sua rotina diária. Eu acordava, tomava banho, tomava café e ia para o trabalho. Continuo fazendo isso, só que vou para o trabalho em casa. E as minhas filhas, Alice, de 7 anos, e Cecília, de 10, fazem a mesma coisa. Isso ajuda muito a gente a manter uma  harmonia dentro de casa. Se não fosse assim, seria difícil conseguir manter os horários de tomar café da manhã, de almoçar, a hora de brincar, de ver filme, do trabalho e do estudo.

De fato, a mudança de hábitos quase que obrigatória não é fácil. A pandemia trouxe muitas coisas complexas para a gente - falo como mãe e como empresária -, muitas dificuldades e um cenário que a gente ainda não sabe como vai encarar. Mas, por outro lado, também nos fez dar mais valor para a nossa família. Não há lugar mais importante no mundo do que a nossa casa. É o lugar que nos acolhe todos os dias. E a gente não dava essa importância.

Temos a chance de ficar mais perto dos nossos filhos, fazer com que eles participem - e entendam - um pouco mais das nossas rotinas. Continuamos sendo mães. Sendo que de uma maneira diferente. Agora somos mães com um novo olhar. Adotamos um jeito diferente de cuidar da nossa casa, cuidar dos nossos filhos, sem comprometer o nosso trabalho nem a nossa vida pessoal. Nós, mães, também precisamos de autocuidado. Tirar um momento para nós: ler um livro, fazer atividade física… É superimportante.

Um dos maiores aprendizados que fica para mim desse período é o do autocuidado. Jamais deixarei faltar nada para minha família. Muito menos amor e carinho. Mas também não me deixarei de lado. Sou mãe e sou mulher. Hoje, meu momento é imprescindível para a minha vida. E eu espero que continue assim quando tudo isso passar.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL