Diario de Pernambuco
Busca
O Dia Internacional do Voluntário

Paulo José Barbosa
Diretor do Movimento Pró-Criança

Publicado em: 04/12/2019 03:00 Atualizado em: 04/12/2019 09:49

Em 2001 foi estabelecido pela ONU - Organização das Nações Unidas, o dia 5 de dezembro como data comemorativa do voluntariado internacionalmente. Dessa forma estaremos celebrando no Recife esta importante data do trabalho voluntário realizado em todo o mundo. Por isso a Rede Pernambuco Voluntário e diversas instituições nacionais e internacionais juntam-se, para aplaudir o trabalho realizado por essas pessoas que doam seu tempo e sua capacidade profissional em favor do próximo.

A Rede Pernambuco Voluntário é uma entidade criada em 2010, congregando várias instituições que utilizam o trabalho voluntário, e envolve mais de 10.000 pessoas em nosso Estado. Nesses 9 (nove) anos já foram capacitadas cerca de 3.000 pessoas para realizar  atividades voluntárias em diversos segmentos. Estas capacitações preparam pessoas oferecendo informações básicas sobre a importância do serviço voluntário e seus aspectos legais visando a integração das mesmas nas instituições interessadas. Nesta data a Rede Pernambuco Voluntário, homenageia na sede do Movimento Pró-Criança, várias pessoas e instituições que atuam no nosso estado.

No cerne da questão ou da causa voluntária está o primado da solidariedade definida por alguns, estudo a exemplo de Viktor Frankl (1905 a 1997), famoso psiquiatra austríaco, que idealizou a logoterapia com abordagem psicológica, que destaca a solidariedade ou o voluntariado como a busca de um sentido para a vida. Qualquer pessoa, com algum tempo, pode realizar algo por seu semelhante direta ou indiretamente usando sua capacidade em favor do seu próximo, sem preocupação com recebimento de pagamento por tal atividade. O serviço voluntário se apoia na ação solidária que na visão cristã é o exercício do amor ao próximo.

Algumas pessoas merecem destaque especial pela contribuição para a ampliação do trabalho voluntário, a partir das décadas de 80 e 90 do século passado. Uma delas foi a Dra. Zilda Arns que em 1983, criou a Pastoral da Criança, no estado do Paraná e que hoje atua em todos estados brasileiros e em 11 países da África, Ásia e América Latina atendendo a milhares de crianças e suas mães, com isso reduzindo drasticamente a mortalidade infantil. Outra foi a Dra. Ruth Cardoso que em 1995, criou a comunidade solidária a qual veio fortalecer a atividade voluntária através dos Centros de Voluntariado no país, o que concorreu para o estabelecimento da lei nº 9.608 que regula no Brasil o trabalho voluntário. Em Pernambuco, vale ressaltar as atividades sociais do professor Sebastião Barreto Campello, que em 1993 lançou, com apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife, o Movimento Pró-Criança que nesses 26 anos já beneficiou mais de 32.000 crianças, adolescentes e jovens da Região Metropolitana do Recife.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL