Rain25° / 27° C

ESTADOS UNIDOS

Parlamento da Ucrânia ratifica acordo dos minerais com os EUA

A contribuição da Ucrânia incidirá em 50% das receitas provenientes de novas licenças emitidas para a exploração de recursos naturais

Publicado em: 08/05/2025 19:53


Parlamento da Ucrânia (foto: ANDRII NESTERENKO/AFP
)
Parlamento da Ucrânia (foto: ANDRII NESTERENKO/AFP )

A ministra da Economia da Ucrânia, Ioulia Svyrydenko, declarou que o parlamento ucraniano aprovou hoje o acordo "histórico" com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos naturais do país, que incluem extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia e que foi assinado após semanas de várias negociações entre os dois países.

 

"O parlamento ucraniano ratificou o acordo de parceria econômica histórica entre a Ucrânia e os Estados Unidos", escreveu Svyrydenko na rede social X, acrescentando  que espera que o documento possa abrir caminho para uma nova ajuda militar norte-americana a Kiev.

 

Porém, o texto não incluiu garantias de segurança a Ucrânia, tendo sido firmado no final de abril, após semanas de tensões entre Kiev e Washington, que culminaram numa conversa alterada entre os presidentes Donald Trump e Volodymyr Zelensky na Sala Oval da Casa Branca, no final de fevereiro.

 

“Ao contrário do que pretendia inicialmente Trump, o documento não prevê que a ajuda norte-americana concedida pelo seu antecessor, Joe Biden, desde o início da invasão em 2022, seja contabilizada como dívida da Ucrânia para com os Estados Unidos. O fato de não se tratar de dívida, nem de crédito, mas sim de investimentos na economia ucraniana é muito importante. O texto prevê, por outro lado, que a nova ajuda militar norte-americana seja contabilizado como contribuição para um fundo de investimento conjunto dos dois países”, sublinhou Svyrydenko.

 

A ministra ainda assegurou que este fundo é destinado para a reconstrução da Ucrânia, devastada por mais de três anos de guerra, e terá financiamento e gestão em partes iguais por ambos os países.

 

Segundo o acordo assinado, a contribuição da Ucrânia incidirá em 50% das receitas provenientes de novas licenças emitidas para a exploração de recursos naturais da Ucrânia, entre os quais, petróleo, gás e minerais raros, num total de 57 tipos de recursos. "O controle dos recursos naturais continuará, como previsto na Constituição, nas mãos do povo ucraniano", afirmou Svyrydenko.

Tags: ucrânia | eua |

Mais notícias