RUANDA
Paul Kagame é reeleito presidente de Ruanda com 99,15% dos votos, indica projeção
Kagame lidera o país desde o fim do genocídio dos tutsis em 1994
Publicado em: 15/07/2024 22:18
Presidente de Ruanda, Paul Kagame (foto: LUIS TATO / AFP) |
O presidente de Ruanda, Paul Kagame, caminha para uma vitória esmagadora nas eleições desta segunda-feira (15), com 99,15% dos votos, segundo os resultados parciais oficiais, após 79% das cédulas terem sido apuradas.
Ruanda realizou eleições presidenciais e legislativas nas quais Kagame, que lidera o país desde o fim do genocídio dos tutsis em 1994, e seu partido, eram os grandes favoritos.
"O candidato da Frente Patriótica Ruandesa (FPR), Paul Kagame, obteve 99,15% dos votos na eleição presidencial, o candidato do Partido Democrático Verde de Ruanda, Frank Habineza, obteve 0,53%, e o candidato independente Philippe Mpayimana obteve 0,32%", declarou a presidente da Comissão Eleitoral, Oda Gasinzigwa, à televisão nacional.
Nove milhões de cidadãos foram convocados às urnas.
Resultados parciais serão publicados à medida que a contagem avança. Espera-se que os números provisórios sejam anunciados em 20 de julho, disse uma fonte da Comissão Eleitoral à AFP.
Os resultados finais serão conhecidos em 27 de julho.
Concorreram nestas eleições presidenciais os mesmos candidatos que disputaram o cargo em 2017.
Naquela ocasião, o atual chefe de Estado, Paul Kagame, agora com 66 anos, venceu com 98,79% dos votos, contra o líder do único partido de oposição autorizado, Frank Habineza (0,48%), e o independente Mpayimana (0,73%).
Gatangaza Bwiza Nelly, de 21 anos, foi uma das duas milhões de pessoas que votaram pela primeira vez na vida nestas eleições. A estudante afirmou que "esperava ansiosamente por este dia".
"Acredito que os resultados serão os mesmos das eleições anteriores. É bastante evidente", comentou.
Neste pequeno país localizado na região dos Grandes Lagos, no leste da África, 65% da população tem menos de 30 anos e só conheceu Kagame, de 66 anos, no poder.
Em julho de 1994, Kagame liderou uma rebelião da FPR que derrubou o governo extremista hutu e pôs fim ao genocídio que, segundo a ONU, resultou em 800 mil mortos, principalmente da minoria tutsi.
Inicialmente como vice-presidente e ministro da Defesa, Kagame liderou de fato o país até ser eleito presidente pelo Parlamento em 2000, após a renúncia de Pasteur Bizimungu.
Desde então, foi reeleito em três eleições com mais de 93% dos votos.
Pela primeira vez, as eleições presidenciais coincidem com as legislativas, onde 589 candidatos disputam os 80 assentos do Parlamento, atualmente dominado pelo partido de Kagame.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS