Rain25° / 27° C

REPATRIADOS

Avião com brasileiros que estavam em Gaza chega ao Recife

Aeronave pousou na Base Aérea do Recife antes de seguir para Brasília com o grupo de 32 pessoas

Publicado em: 13/11/2023 22:09 | Atualizado em: 13/11/2023 22:12

Avião pousou no Recife às 20h21 ((Sandy James/DP Foto))
Avião pousou no Recife às 20h21 ((Sandy James/DP Foto))

 

Após um mês de aflição até cruzar a fronteira de Rafah com o Egito e deixar a Faixa de Gaza para trás, o grupo de 32 pessoas - 22 brasileiros e dez palestinos - chegou ao País. A aeronave VC-2, da Presidência da República, fez uma parada técnica na Base Aérea  do Recife às 20h21 antes de seguir para Brasília, destino final do décimo voo da Operação Voltando em Paz.

 

São 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Entre os palestinos, três são parentes de primeiro grau de brasileiros e sete são portadores do Registro Nacional de Migração (RNM) e devem receber o status de refugiados.

 

Depois da chegada em Brasília, os repatriados serão divididos entre o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Segundo o governo federal, eles terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.

 

"Há todo um esquema de recepção. Um sistema de apoio e acolhimento em que serão oferecidos identidade, permissão de trabalho, acesso ao Sistema Único de Saúde, à rede de apoio social para refugiados, além da regularização da situação de cada um", explicou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, numa coletiva de imprensa neste domingo.

 

Com a chegada do grupo nesta segunda, a Operação Voltando em Paz transportou 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana, além de 53 animais domésticos. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias