Diario de Pernambuco
Busca

SURFE

Circuito Mundial de surfe começa com 11 atletas brasileiros

Publicado em: 29/01/2023 08:53

 (Foto: Jerome Brouillet/AFP)
Foto: Jerome Brouillet/AFP
O Circuito Mundial de Surfe começa em Pipeline, no Havaí, neste domingo, com uma temporada que promete ser especial para os brasileiros. Nada menos do que 11 atletas do país disputarão o título e tentarão manter o surfe nacional no topo. Mais do que coroar o melhor do mundo, o torneio também terá um atrativo especial: definirá a dupla de brasileiros que estará nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O nível do circuito deverá ser um dos mais altos de todos os tempos, uma vez que reunirá cinco campeões mundiais entre os homens e três na disputa feminina. A lista inclui os brasileiros Filipe Toledo, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. "Fico feliz em estar todo mundo no tour (circuito). Acho que este ano será muito competitivo e realmente com os melhores", considerou Medina.
 
Foi em Pipeline que o brasileiro conquistou os dois primeiros títulos, em 2014 e 2018, e o início do circuito por lá serve como inspiração. "Estou feliz de estar no Havaí. Para mim, é um ano muito especial. Quero ir bem, é ano de classificação à Olimpíada. Quero mais um título mundial", afirmou Medina. "Mentalmente, estou bem, preocupado só em surfar, divertir-me dentro da água e dar orgulho ao nosso país."

Classificatório
 
Outro atrativo do circuito este ano é a corrida por uma vaga em Paris-2024. Dos 48 atletas que disputarão as medalhas do surfe no próximo ano, 18 serão definidos pelo ranking do Circuito Mundial nesta temporada, sendo 10 entre os homens e oito entre as mulheres. Vale lembrar que o torneio de surfe dos Jogos Olímpicos será disputado em Teahupoo, no Taiti, local da última etapa deste ano.

Atual campeão mundial, Filipe Toledo vai em busca do bi e, também, da vaga nos Jogos de Paris. Ele não esconde que disputar uma medalha olímpica é um dos principais objetivos da carreira. "É o nível máximo para um atleta de alta performance e é mais um sonho que quero conquistar. Vou focar no circuito e ir em busca do bicampeonato. A vaga nos Jogos Olímpicos será uma consequência", considerou.
 
Feminino
 
Tatiana Weston-Webb será mais uma vez a representante do Brasil no circuito. Quarta colocada no ranking mundial, ela buscará o título que por pouco não ganhou em 2021, quando perdeu a final para a americana Carissa Moore.

O circuito feminino contará com três campeãs mundiais. Além de Carissa, que chegou ao topo cinco vezes, completam o trio as australianas Stephanie Gilmore (recordista de Mundiais, com oito conquistas) e Tyler Wright (dois títulos). 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.