Clouds26° / 27° C

COLUNA

Síndrome da impostora: O abalo na autoconfiança da mulher

Publicado em: 01/08/2023 09:02

Um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, Estados Unidos, afirma que 70% das executivas entrevistadas se sentem uma fraude no trabalho. A consultoria de gestão KPMG também constatou, em 2020, que a síndrome da impostora abala a confiança de 75% das mulheres no mercado. Mas o que é esta síndrome? É a sensação de que você não é bem sucedido(a) e que, em algum momento, todos irão descobrir que você não passa de uma farsa. O transtorno ganhou destaque depois que personalidades como a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, o astronauta Neil Armstrong e os atores Michelle Pfeiffer e Tom Hanks falaram publicamente sobre esse sentimento de duvidar das próprias conquistas. Um dos sintomas da síndrome é justamente a autossabotagem. Ao se ver em um lugar que a pessoa acha que não merece, ela tende a se diminuir ou até mesmo desistir, pois acredita não merecer. Assim, muitas profissionais acham que não são boas o suficiente para assumir altos cargos. Uma pesquisa feita pela plataforma de recrutamento InfoJobs mostra que 73,7% das mulheres sentem que precisam ser mais qualificadas do que os homens, para  assumir posições de lideranca. Dentre as 700 executivas entrevistadas, 56% temiam que as pessoas ao seu redor não acreditassem que elas eram tão capazes quanto o esperado. Já um relatório do Fórum Econômico Mundial vaticina que vamos levar 136 anos para atingir a equidade de gênero. Enquanto isso, dados do TheReady-Now Leaders da Ong Conference Board mostram que as organizações com pelo menos 30% de mulheres em cargos de liderança, têm 12 vezes mais chance de estar entre as 20% melhores em desempenho financeiro. Já a 
organização Leadership Circle, com base em análises de mais de 84 mil líderes e 1,5 milhão de avaliadores (incluindo chefe, chefe do chefe, colegas, subordinados diretos e outros), assevera que as lideranças femininas aparecem com mais eficácia do que seus colegas homens,  em todos os níveis de gerenciamento e faixas etárias. 
           As causas da síndrome podem estar relacionadas a características da personalidade, à infância, à classe social, à raça e à internalização de estereótipos de gênero. Enquanto os homens tendem a supervalorizar as conquistas, as mulheres se sentem culpadas pelas vitórias, pois em algum momento tiveram que abrir mão de serem perfeitas, já que são muito cobradas para assumir inúmeros papéis sociais diferentes. Resumindo: quando a mulher fracassa, ela pensa que não tem valor. Quando triunfa, acha que teve sorte. No caso do homem, quanto ele se dá mal, lança mão de várias desculpas, pois nunca se sente culpado. 
                Alguns sinais de que a mulher (ou o homem) está com a síndrome da impostora:
Crença de não ser boa o suficiente e sentimento de fraude;
Sensação de não pertencimento ao meio onde se está;
Medo de ser descoberta e culpa por estar “enganando” as pessoas;
Ansiedade pós-sucesso;
Perfeccionismo e baixa auto-estima;
Insegurança ao ser avaliada e medo da comparação;
Dificuldade de receber elogios e de se apropriar do sucesso;
Receio de não conseguir repetir os resultados anteriores.
excesso de ocupação do tempo com o trabalho, exagerado esforço e desespero para compensar uma ideia de inaptidão;
falta de esforço para realizar as tarefas, pois já tem formada a ideia de que vai fracassar;
fuga de avaliações e críticas, por medo de exposição;
tentativa de conquistar as pessoas com o carisma e não com a inteligência;
adiar o trabalho e dar desculpas constantes para não realizá-lo, por medo de não ser capaz de terminá-lo.
fazer coisas para minar qualquer perspectiva de sucesso (autossabotagem).

           Mesmo que a pessoa apresente alguns dos sinais descritos acima, apenas um especialista em saúde mental poderá  diagnosticar corretamente, pois os sintomas podem ser confundidos com ansiedade ou depressão, por exemplo. Contudo, caso seja constatado o transtorno, provavelmente serão sugeridas algumas mudanças de comportamento, como:
Procurar ser mais condescende com os próprios erros e defeitos;
ter a consciência de que não é necessário saber sobre tudo;
parar de repensar atos e situações que não podem ser alterados;
aceitar a incapacidade de resolver alguns problemas;
tirar um tempo para fazer algo que goste e não se sinta pressionado a se sair bem;
adotar uma postura confiante;
investir no autoconhecimento. 


PAÍSES QUE GARANTEM A LICENÇA MENSTRUAL 

A Espanha é o primeiro país ocidental a oferecer licença médica para mulheres, que sofrem com fortes cólicas menstruais.
A legislação espanhola agora permite que funcionárias, que sofrem com cólica menstrual, tirem o tempo que for necessário para melhorar. Contudo, assim como as licenças médicas remuneradas por outros motivos de saúde, é exigido um atestado médico. São poucos os países ao redor do mundo que garantem, legalmente, alguma forma de licença menstrual para mulheres no mercado de trabalho. A maioria está na Ásia, incluindo Japão, Taiwan, Indonésia e Coreia do Sul, além da Zâmbia. A primeira legislação sobre licença menstrual remonta à União Soviética, onde foi introduzida em 1922. Às pessoas que defendem a medida,  consideram um importante reconhecimento do processo biológico básico. Os críticos afirmam que isso pode desencorajar alguns empregadores de contratar mulheres, reforçando um estereótipo negativo em torno do mundo feminino. 

Conheça os mitos e as verdades sobre a menopausa

      A menopausa é uma fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, quando os hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, não são mais produzidos pelos ovários. Geralmente acontece entre os 48 e 51 anos de idade. É um período de transição da vida reprodutiva da mulher, que pode durar de 20 a 25 anos, dependendo da data da última menstruação. De acordo com dados da OMS, Organização Mundial da Saúde, a menopausa precoce acomete 1 em 100 mulheres. Antes dos 30 anos, afeta 1 em 1.000 mulheres. Até hoje existem muitas dúvidas sobre esse ciclo na vida feminina, o que dá margem a muitos mitos. Portanto, vamos procurar definir o que é verdadeiro ou não na menopausa ( Fontes: Blog da Saúde/ Ministério da Saúde e Blog da Saúde/ Ministério da Saúde e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT) : 

1. A mulher sente mais calor – Verdade

Os calores ou “ondas de calor”, também chamo-a de fogachos, são o sintoma mais comuns. São uma sensação súbita e passageira súbita de um calor intenso, que acomete principalmente o tronco, pescoço e face, muitas vezes acompanhada de suor. 


2. Alteração de humor – Verdade

Realmente pode haver alterações de de humor, trazendo certa melancolia, insônia e cansaço. 


    3. O único tratamento possível é a reposição hormonal –Mito

A reposição hormonal só é necessária quando a queda na produção de estrogênio possa causar alguma doença mais grave. Esta avaliação deve ser feita por profissional de saúde, e não é indicada a auto medicação. Existem públicos que não tem indicação de fazer a reposição de hormônios, como por exemplo: quem tem obesidade, pressão alta, diabetes ou predisposição para câncer de mama. Existem outros tratamentos que amenizam os sintomas, como os fitoterápicos. Esses tratamentos naturais envolvem também alimentação e atividade física, eles ajudam a aliviar os sintomas da menopausa. O uso indevido e desnecessário de hormônios para reposição hormonal pode causar danos para a saúde.

4. Depois da menopausa não é possível engravidar – Verdade

Levando em consideração que o climatério é diferente de menopausa.  No climatério é possível sim engravidar uma vez que o corpo está em fase de adaptação que compreende a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo.%u2028Na menopausa não é possível uma vez que há insuficiência ovariana. Não é possível engravidar, levando em consideração que a menopausa já esteja instalada, passado 1 ano de amenorreia (ausência da menstruação). O climatério, que é a fase inicial da menopausa, surge na vida da mulher, muitas pensam que não podem mais engravidar pois as menstruações tendem a ficar mais espaçadas. No entanto, durante o processo, a concepção ainda é possível. É indicado aguardar 2 anos após a última menstruação para ter certeza de que a mulher não é mais fértil. Independente da fase em que a mulher está, é importante utilizar preservativo durante as relações sexuais para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites virais.


5. Ela reduz a libido – Verdade
Alguns sintomas como secura vaginal, que pode levar a dor à penetração e sensação de ardor. Para alívio dos sintomas, é indicado uso de lubrificante intimo à base de água.


6. A menopausa só chega depois dos 50 anos – Mito
Em algumas mulheres, essa fase pode chegar até mesmo aos 30 anos, na conhecida menopausa precoce. Porém, a partir dos 45 anos, ela é considerada normal.

7. A mulher fica mais suscetível a algumas doenças - Verdade
A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão. Para evitar esses problemas, é importantíssimo manter a saúde em dia, manter hábitos saudáveis e manter acompanhamento de saúde.

8. Problemas como insônia, depressão e ansiedade são comuns nessa fase – Verdade
A sobrecarga física e mental que afeta negativamente o processo saúde-doença. Nesse caso, a sobrecarga pode expressar-se como cansaço, fadiga, depressão, ansiedade e diminuição do desejo sexual.

9. Para amenizar os sintomas, é preciso se alimentar bem e praticar exercícios físicos - Verdade
Bons hábitos de saúde colaboram para manter o bom humor e a disposição, o que ajuda a encarar as mudanças da menopausa. Eles também reduzem as chances de surgimento da osteoporose e das doenças cardíacas.

10. A menopausa altera a aparência de pele, unha e cabelos - Verdade
A redução do estrogênio desestimula a produção de colágeno, a substância responsável pela elasticidade da pele. Por isso, os vasos sanguíneos ficam mais visíveis, surgem rugas mais aparentes e a pele em geral fica com aspecto mais fino. Esse mesmo motivo faz com que haja queda de cabelo e as unhas se tornem mais finas.

MODELOS DE SOBRANCELHAS

           Uma sobrancelha bonita, bem feita, valoriza o olhar e levanta a autoestima. Ela é responsável pela moldura e harmonização do rosto. Uma dúvida comum se refere à escolha do design, que deve levar em consideração uma série de fatores relacionados ao formato da face, como proporções, espessura, curvatura, linhas, comprimento, entre outros. Portanto,é importe analisar as características individuais, para que fique realmente bonito. Elas podem ser:

Sobrancelhas arqueadas: possuem uma  curvatura bem determinada, deixando o olhar destacado e marcante. 
Sobrancelhas semiarqueadas: segue o mesmo modelo das arqueadas, mas a curvatura é menos marcada.
Sobrancelhas angulares: são curvadas, mas com um formato mais natural. 
Sobrancelhas semiangulares: também possui uma curvatura mais leve e são mais curtas. 
Sobrancelhas retas: não têm curvatura  e no geral também não são muito longas.
Sobrancelhas arredondadas: a  curvatura é arredondada em toda a extensão da sobrancelha.
Sobrancelhas semiarredondadas: possui a mesmas características das arredondadas, porém o arco é menos acentuado, não levanta tanto.

Assim, os modelos de sobrancelhas são indicados de acordo com o formato do rosto: 

Rosto redondo: sobrancelhas arqueadas e semiarqueadas.
Rosto oval: sua simetria combina com todos os modelos.
Rosto triangular: sobrancelhas angulares ou semiangulares.
Rosto quadrado: sobrancelhas angulares e semiangulares.
Rosto alongado/retângulo: sobrancelhas retas.
Rosto diamante: sobrancelhas arredondadas.



RECEITAS DE JANTAR FITNESS 

           Não sabe o que fazer para o jantar e a única certeza é que deseja que seja uma  refeição fitness? Então, aqui vão umas receitinhas fáceis de fazer e que são uma delícia !! 

. Sanduíche de atum, rico proteína, carboidrato e fibras. 
Ingredientes:
1 lata de atum ao natural;
3 colheres de sopa de queijo ricota ou cottage;
Folhas de alface ou rúcula;
1 colher de sopa de cenoura ralada;
2 fatias de pão integral.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até formar uma pasta e coloque sobre os pães. 


. Omelete vegetariano de forno

Ingredientes
8 ovos
3 e 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 cenoura ralada
1/2 abobrinha italiana ralada
1 xícara (chá) de brócolis cozido e picado
1 tomate sem sementes picado
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1 colher (café) de fermento em pó
Sal a gosto
Margarina para untar
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque os ovos e a farinha e bata com um batedor de arame ou garfo até ficar homogêneo e aerado. Adicione a cenoura, a abobrinha, o brócolis, o tomate, o requeijão, o fermento, sal e misture. Despeje em um refratário médio untado e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida. Pode decolar com tomatinhos e algumas folhas verdes. Fica lindo e apetitoso!!


. Tapioca de frango e queijo, ótima para quem tem intolerância ao glúten. 

Ingredientes:
1 filé de frango sem pele e cru;
Suco de 1/2 limão;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
2 col (sopa) de azeite de oliva;
3 col (sopa) de farinha de tapioca;
2 fatias finas de queijo mussarela ou queijo coalho;
1 tomate;
orégano a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, tempere o filé de frango com sal, pimenta e limão, pique o tomate e a mussarela e reserve. Então, em uma panela esquente o azeite e frite o frango, dourando bem os dois lados. Tire da panela, pique em fatias finas e refogue os pedaços com o tomate — além disso, reserve.
Em seguida, esquente uma frigideira, salpique a tapioca e espalhe com a colher até cobrir toda a superfície. Assim que a tapioca começar a grudar, vire, acrescente o recheio e o queijo.


. Lasanha de abobrinha, com aquele toque italiano !!


Ingredientes
5 abobrinhas fatiadas bem finas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 fio de azeite
Molho de tomate
4 colheres (sopa) de azeite
300g de carne moída
2 dentes de alho esmagados
8 tomates bem maduros e picados
2 galhos de folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta calabresa a gosto
Molho branco
4 colheres (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado
3 gemas
Sal, noz-moscada e pimenta do reino a gosto
Recheio
400g de queijo tipo cottage
500g de peito de peru fatiado e em tiras
Modo de preparo
Tempere as abobrinhas com sal, pimenta e grelhe rapidamente em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Reserve.
Para o molho de tomate, aqueça o azeite em uma panela e doure a carne. Adicione o restante dos ingredientes e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 10 minutos ou até formar um molho espesso. Desligue e reserve.
Para o molho branco: derreta a margarina em uma panela, coloque a farinha e frite por 2 minutos, mexendo bem. Em seguida, coloque o leite com as gemas misturadas. Vá misturando, até que fique um creme espesso. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta. Desligue e reserve.
Para o recheio, misture o queijo cottage e o peito de peru. Reserve.
Para montar a lasanha, em um refratário médio, coloque um pouco do molho branco. Espalhe muitas camadas de abobrinha, em seguida espalhe o recheio de queijo e peito de peru e finalize com o molho de tomate. Repita o processo, até que acabem os ingredientes. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Retire e sirva em seguida.



. Sopa de galinha, que além de ser super saudável, dá uma aquecido já no coração. 
Ingredientes:
500 g de peito de frango sem pele;
2 batatas inglesas médias;
1 cebola pequena;
4 cenouras médias;
1 chuchu grande;
1 colher de sopa cheia de manteiga com sal;
1,5 litros de água;
2 unidades de caldo de galinha;
5 g de curry;
Modo de preparo:
Primeiramente, corte, em cubinhos, frango, a batata, a cebola, a cenoura e o chuchu. Logo após, aqueça a manteiga em uma panela e doure os cubinhos de peito de frango. Em seguida, junte os legumes e a cebola, coloque água, o caldo de galinha e o curry. Depois que começar a ferver, deixe por mais 30 minutos. 

. Salada com molho de iogurte, proteica e refrescante. 

4 filés de peito de frango
1 dente de alho amassado
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
4 colheres (sopa) de azeite
1 batata-doce grande fatiada fina (como chips)
1 pé de alface americana lavada e rasgada
1 maço de rúcula lavada
1/2 xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio
1 cenoura pequena ralada
1/2 pimentão amarelo pequeno sem sementes em tiras
1 cebola roxa média fatiada
Molho
200ml de iogurte natural
Suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Modo de preparo
Tempere o frango com o alho, o limão, sal, pimenta e metade do azeite. Distribua as fatias de batata em uma assadeira e pincele o restante do azeite. Polvilhe com sal e pimenta e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos, virando na metade do tempo até ficar crocante e dourada. Despeje todos os ingredientes do molho em um vidro com tampa e agite vigorosamente. Doure os peitos de frango em uma frigideira grossa, deixe amornar e corte em tiras. Espalhe as folhas em uma travessa e disponha o frango, a batata, o tomate, a cenoura, o pimentão e a cebola. Sirva acompanhada do molho.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais Colunas

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua