Diario Econômico

Os nós de Suape

Grupo filipino ICTSI se queixa, que opera o Tecon Suape, se queixa de concorrência deslal após chegada do APM Terminals

Publicado em: 04/11/2023 06:00 | Atualizado em: 23/11/2023 15:17

Complexo portuário de Suape recuperou autonomia em 27 de setembro de 2022 (Suape / Divulgação)
Complexo portuário de Suape recuperou autonomia em 27 de setembro de 2022 (Suape / Divulgação)

Muito comemorada pelo Governo de Pernambuco, a instalação do terminal privado da APM Terminals, subisidiária do grupo Maesk, lançou luz sobre o problema do reequilíbrio financeiro do contrato do Tecon Suape, controlado pelo grupo filipino Ictsi, que venceu a licitação para operação do terminal em 2001.
 
De acordo com o presidente do Tecom, Javier Ramirez, o contrato foi baseado em um estudo realizado pelo Banco Mundial, com projeções de crescimento que não se concretizaram. Hoje, segundo Ramirez, as taxas pagas a Suape representam mais de 50% dos custos operacionais do terminal, com impacto direto nas tarifas operacionais cobradas das empresas de transporte marítimo.
 
Ainda de acordo com o CEO do Tecon Suape, o pedido de repactuação contratual foi apresentado em 2017, aprovado pela Antaq e agora só depende da assinatura do governo do estado, que ainda não sinalizou para a possível revisão do contrato. Sem ela, Javier Ramirez alerta que o terminal não tem como ser competitivo, colocando em risco os cerca 500 empregos diretos e 3.500 indiretos gerados pela operação em Suape.
 
Hoje, segundo o executivo, o Tecon responde por 60% da receita de Suape e pode chegar movimentar 1,2 milhão de contêineres, praticamente o dobro do que é operado atualmente. “Não temos medo de concorrência, desde que em igualdade de condições”, destaca Ramirez.
 
AGRINORDESTE

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco apresenta, na próxima terça-feira (7), os detalhes da 30ª da Agrinordeste, maior feira de produtos agropecuários da região. O evento contará com programação diversificada com palestras, oficinas, culinária, venda de produtos do campo e pet. Serão cerca de 90 palestras sobre temas diversos, além de feira de produtos do campo, festival gastronômico, moda agro e feira pet, entre outras atrações.
 
Empregos Temporário

Não é só o varejo que tem aumento de demanda por mão de obra extra no fim do ano. De acordo com Fábio Ranaux, CEO da Renaux Service, os setores industrial e de logística também costumam contratar bastante nesse período do ano.
 
Trabalho especializado

O CEO da Renaux, destaca que a oferta de vagas cresce 35% no setor de logística e 45% na indústria. As principais demandas são por auxiliar de produção, operador de máquinas, auxiliar de logística e assistente administrativo.
 
Troféu Ademi

Após a suspenção de três anos provocada pela pandemia, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) volta a realizar o Troféu Ademi. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de novembro e contemplará 28 premiações dos 60 empreendimentos inscritos.Entre os critérios avaliados está o posicionamento imobiliário, concepção arquitetônica, funcionalidade e sustentabilidade na operação, e por último a execução da obra, com itens como planejamento, diferenciais tecnológico, segurança do trabalho e inovação.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.