Diário Econômico

Oportunidade renovada para Suape

Depois de passar dez anos sem autonomia para licitar nenhuma obras, Suape tem nova janela de oportunidade para se consolidar como hub portuário

Publicado em: 25/11/2023 06:00

Dragagem pode fazer de Suape o único porto brasileiro navios com capacidade para mais de 16 mil contêineres (Rafael Vieira / DP)
Dragagem pode fazer de Suape o único porto brasileiro navios com capacidade para mais de 16 mil contêineres (Rafael Vieira / DP)
Em meio às comemorações pelos 45 anos de criação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, chama a atenção o anúncio de investimentos de R$ 46 bilhões para os próximos quatro anos. Isso porque o complexo viveu dez anos de amarras, desde que passou a depender da Secretaria Nacional dos Portos, em 2013. Hoje, Suape tem uma nova janela de oportunidade para se firmar como um dos hubs portuários mais importantes da América Latina. Principalmente após recuperar sua autonomia, no último mês de setembro, o que lhe dá condições de realizar as próprias licitações, de acordo com o plano de investimentos da estatal.
 
Suape passou a última década sem poder licitar obras importantes para o desenvolvimento do complexo, como a dragagem dos portos externo e interno, que possibilita a atracação de navios com capacidade de carga superior a 14 mil TEUs. Assim, Suape passaria a ser o único porto brasileiro apto a receber navios de grande porte. 

 
Foi a partir dessa projeção que a APM Terminals, braço logístico e portuário da Maersk, maior operadora marítima do mundo, tomou a decisão de investir em Suape. Além de sua localização privilegiada, Suape pode cumprir tanto o papel de terminal de transbordo ou de terminal de longo curso, enviando e recebendo cargas da Europa, Ásia e outras regiões.
 
Modelos jurídicos diferentes
Um dos novos empreendimentos previstos para Suape, o  terminal privado da APM Terminals, chega envolto em polêmica. O grupo filipino ICTSI alega concorrência desleal e cobra o reequilíbrio financeiro de seu contrato. No entanto, os contratos de concessão do Tecon Suape e o do terminal privativo da APM Terminals são distintos. No primeiro a empresa explora um porto público mediante pagamento de contrapartida. Já no segundo, a empresa compra o terreno e faz os investimentos e fica livre para operar. 
 
Open Innovention
O Sicredi, rede brasileira de cooperativas de crédito, foi eleito uma das empresas nacionais mais abertas à inovação, conquistando o 1º lugar na categoria Serviços Financeiros e a 4ª posição no ranking geral das 100 Open Startups, divulgado desde 2016. 
 
História dos impostos
Comemorando 30 anos, o escritório Ivo Barboza e Advogados Associados lança, na próxima terça-feira (28), o livro Uma breve história dos tributos em Pernambuco, resgatando a evolução do sistema tributário no estado desde o Brasil colônia até os dias atuais. 
 
Em dia com o Fisco
A Secretaria da Fazenda de Pernambuco promove, a partir de segunda-feira (27), um mutirão de regularização fiscal para contribuintes em débito com o ICMS, ICD e IPVA. A ação faz parte do programa Dívida Zero, que termina na próxima quinta-feira, dia 30. Além de redução de até 100% sobre juros e multas sobre dívidas, o programa zera as taxas de diárias, reboque, vistoria e liberação de motocicletas, ciclomotores e motonetas apreendidas. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.