Rain25° / 27° C

COLUNA

Governo sustentável

Publicado em: 08/06/2023 09:46 | Atualizado em: 08/06/2023 10:00

Quando a governadora Raquel Lyra propôs a reforma administrativa de seu governo, a sustentabilidade subiu de patamar na gestão. A antiga Secretaria de Meio Ambiente mudou de nome, ganhou duas secretarias executivas - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - e a pasta ainda abraçou o Arquipélago de Fernando de Noronha. E, em vez de três gerências gerais técnicas, agora são 10.
 
O que se pretende com esse reforço é provocar a sinergia entre desenvolvimento econômica e sustentabilidade. Um não pode avançar sem o outro, já ficou claro. Não há como cuidar de 90 unidades de conservação do estado, sem recursos. 

Há também uma grande pressão por parte das empresas que entendem que o caminho do ESG não tem volta. Essas empresas querem investir em estados sustentáveis. E tornar Pernambuco referência em sustentabilidade talvez seja um dos grandes desafios da gestão de Raquel Lyra. 

Oportunidades 
O mercado de carbono, o hidrogênio verde, os modelos de pagamentos por serviços ambientais... tudo isso entrou no radar do governo como me contou Ana Luiza Ferreira, à frente da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. Ela gravou comigo o podcast que está no ar para marcar a semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Mercado de carbono
Não é à toa que a pasta agora conta com um gerente geral de instrumentos financeiros, para ajudar na implementação do mercado de carbono e nos modelos de pagamento por serviços ambientais em Pernambuco. 

ESG
Outra gerência importante é a de projetos especiais com foco em ESG, que vai trabalhar junto ao setor privado em torno dos investimentos sustentáveis. 

ESA e Arco Metropolitano
Há outros desafios políticos ambientais, como a instalação da Escola De Sargentos do Exército e o Arco Metropolitano. Ambos são projetos significativos que atingem em cheio a Área de Proteção Ambiental (APA) de Aldeia e no podcast é possível entender como o estado olha para isso.
 
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais Colunas