Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

'Oppenheimer' recebe 13 indicações no Bafta, o Oscar do cinema britânico

Oppenheimer vem colecionando vários troféus nos principais eventos de cinema do mundo
Por: AFP

Publicado em: 18/01/2024 14:20 | Atualizado em: 18/01/2024 18:04

Christopher Nolan, diretor de Oppenheimer (Crédito: MICHAEL TRAN / AFP)
Christopher Nolan, diretor de Oppenheimer (Crédito: MICHAEL TRAN / AFP)

O filme "Oppenheimer" recebeu 13 indicações ao BAFTA, o Oscar do cinema britânico atribuídos pela Academia britânica do Cinema, que anunciou nesta quinta-feira (18) os concorrentes para a cerimônia de premiação em 18 de fevereiro. 

 

Entre as 13 indicações, a produção anglo-americana sobre o pai da bomba atômica, "Oppenheimer", disputará as categorias de melhor filme, melhor diretor (Christopher Nolan) e melhor ator (o irlandês Cillian Murphy). 

 

A comédia "Pobres criaturas", dirigida por Yorgos Lanthimos e vencedora do Leão de Ouro no último Festival de Cinema de Veneza, está indicada em 11 categorias, incluindo o prêmio de melhor atriz, com a americana Emma Stone. 

 

O drama de Martin Scorsese "Assassinos da Lua das Flores" recebeu nove indicações, assim como "Zona de interesse", um filme sobre a vida do comandante do campo de extermínio nazista de Auschwitz. 

 

Assim como o Globo de Ouro, a cerimônia do BAFTA serve de antessala para o Oscar, da academia americana, que serão entregues em março, em Los Angeles.

 

A produção espanhola "A Sociedade da Neve", que narra a tragédia da equipe uruguaia de rúgbi nos Andes, em 1972, é uma das cinco nomeadas na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa. O filme, dirigido pelo catalão Juan Antonio Bayona, estreou nos cinemas em dezembro de 2023 e chegou à plataforma de streaming Netflix em 4 de janeiro.

 

O longa-metragem espanhol terá uma como fortes concorrentes o francês "Anatomia de Uma Queda" e o britânico "Zona de Interesse", filmado em polonês e alemão e que narra a vida do comandante nazista Rudolf Hess no campo de extermínio de Auschwitz.

 

"Anatomia de Uma Queda" venceu a Palma de Ouro em Cannes e foi nomeado a outras seis categorias no BAFTA, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção (Justine Triet).

 

A produção francesa foi a ganhadora de Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de Ouro, em uma categoria que disputou com o filme espanhol.

 

"Zona de Interesse" compete, por sua vez, em nove categorias, incluindo o de Melhor Diretor (Jonathan Glazer), na premiação que será realizada em Londres em 18 de fevereiro.

 

Os outros indicados a Melhor Filme de Língua Não Inglesa são o documentário ucraniano "20 Dias em Mariupol" e a produção americana "Vidas Passadas", filmada em coreano.

 

"A Sociedade da Neve" foi escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para representar a Espanha no Oscar na mesma categoria que concorre na premiação britânica.

 

 

Tags: cinema | bafta | oppenheimer |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL